top of page

Amor pela vida e pelo cinema | O Melhor Está Por Vir

Por Murilo Brum


Giovanni é um cineasta que tenta desesperadamente terminar um filme ambientado em Roma, na década de 1950, sobre comunistas italianos, mas uma série de obstáculos o impedem de concluir seu projeto. Ele se sente pressionado por demorar muito para fazer filmes e completamente deslocado na atual indústria cinematográfica. Quer filmar à sua maneira, com um estilo clássico, liberdade criativa, sem amarras ou exigências comerciais. Sempre no limite, Giovanni terá que repensar sua maneira de agir e acreditar que o melhor está por vir. Entre a ficção e a realidade, o consagrado cineasta italiano Nanni Moretti retorna como protagonista com seu antigo e famoso alter ego, no qual o personagem principal se confunde com o próprio Moretti. 


O Melhor Está por Vir, que estreou na seleção oficial do festival de Cannes, chega aos cinemas brasileiros no dia 4 de janeiro, e você pode esperar uma verdadeira carta de amor aos fãs do diretor, revivendo a comédia que o tornou tão popular e aclamado ao longo de sua extensa carreira. Só que agora, 30 anos depois de Caro Diário, sua icônica moto Vespa dá lugar a um tecnológico patinete elétrico, com linda autorreferência no pôster do novo filme. É como se nos dissesse que a vida é uma viagem em que se vai e vem, os tempos mudam, mas continuamos iguais.


A partir de uma cômica história de um cineasta frustrado com a produção de seu novo filme, Nanni Moretti expressa suas sinceras opiniões sobre a sociedade atual, política, indústria cultural e arte – dentre muitos outros temas –, mas sempre com muita ironia e sátira. Na era do imediatismo, da indução midiática e do consumo acelerado, O Melhor Está por Vir nos convida a refletir e questionar se é esse o caminho que queremos para o cinema. Em entrevista recente, Nanni Moretti disse que “embora o mundo ao seu redor tenha se tornado cada vez mais difícil de decifrar e aceitar, Giovanni não quer perder para uma realidade decepcionante. E, acima de tudo, ele não quer desistir do sonho de poder mudá-lo”.


O filme é, ainda, uma ode à música e ao circo, com claras referências e homenagens ao cinema de Fellini, principalmente a 8 ½, com a ideia do artista em crise que busca uma solução em sua vida privada e profissional. Além do incrível personagem de Nanni, estão presentes seus amigos de longa data, Silvio Orlando, interpretando a si mesmo, e a maravilhosa Margherita Buy, em sua quinta colaboração com o artista. Há também uma grata surpresa com o famoso ator francês Mathieu Amalric em mais uma atuação memorável. 


O Melhor Está por Vir é, enfim, uma comédia sincera, nostálgica e, sobretudo, um filme de amor. Amor pela arte, pelo cinema e pela vida em uma história que vai lhe causar diferentes sentimentos. Você irá se divertir, sentir raiva, refletir e se emocionar. Em perfeita harmonia, essa mistura de temas toca a alma, o coração, e desperta serotonina, o suficiente para o espectador sair do cinema energizado, com um sorriso no rosto e o coração mais leve e esperançoso, principalmente pela linda e vibrante sequência final. Bem-vindo de volta, Nanni Moretti!


Confira o trailer



O Melhor Está por Vir | Estreia 04.01.2024 | Dir. Nanni Moretti | Itália | Comédia | 95 min.

Comments


bottom of page