top of page

Clube Zero | Bom apetite, só que não

Por Pedro de Rosis


Venha fazer parte deste clube você também. Pensando bem, não venha! Clube Zero, o novo filme da cineasta austríaca Jessica Hausner explora uma seita e seu relacionamento com a comida. Ou melhor, com o não comer. 


Em uma escola um tanto peculiar, acompanhamos a chegada de uma nova professora, interpretada por Mia Wasikowska (atriz mais lembrada pelo papel-título de Alice no País das Maravilhas, a versão de Tim Burton). Trata-se de Miss Novak, que foi escolhida para dar aula de nutrição. Logo, um seleto grupo de alunos se interessa pela matéria, cada um por determinado motivo, e eles se inscrevem no curso.


Entretanto, a professora tem uma visão, no mínimo, diferente do que se espera da questão alimentar. Sem spoilers, podemos dizer que sua abordagem consiste, em linhas gerais, nas pessoas consumirem cada vez menos alimentos, até não comerem mais nada. Com isso, vão conseguir atingir um outro patamar espiritual e ver o mundo com novos olhos. Os motivos e o discurso empregado ficam para você descobrir assistindo ao filme. 


Então, os alunos se envolvem nas convicções da “líder espiritual” e seguem à risca seus preceitos. Cedo ou tarde, as consequências vão aparecendo, para eles e para seus familiares, expondo as dinâmicas existentes em nossa sociedade, acerca de temas como capitalismo e crise ambiental e suas problemáticas. Vamos entendendo assim, com maior profundidade e também com ironias, o que a diretora e coautora do roteiro quer nos dizer. 

Para aumentar o caráter incômodo que o roteiro e as atuações carregam, e expandir visualmente a especificidade das personagens e desse universo, a direção de arte e os figurinos carregam um tom fabuloso e um quê de surrealismo. Não é exagero dizer que há aqui uma clara referência a Wes Anderson, mais diretamente pelo uso das cores, cenários e objetos empregados. Essa referência é também aplicada na fotografia e nos enquadramentos do longa.  


Com passagem por diversos festivais internacionais, incluindo o de Cannes onde fez sua estreia mundial, a partir de 18 de abril você também poderá “visitar” a seita de Miss Novak. Não perca essa peculiar experiência, exclusivamente nos cinemas. 


Confira o trailer




Clube Zero | Estreia 18.04.2024 | Dir. Jessica Hausner |Áustria/Reino Unido/Alemanha/França | Drama, Biografia | 110 min.

Kommentare


bottom of page