top of page

Com sessões gratuitas, o Festival de Cinema Italiano está de volta, em sua 17ª edição!

Por Murilo Brum



A seleção deste ano contará com o melhor da produção cinematográfica recente da Itália, além de uma retrospectiva de longas clássicos protagonizados por algumas das maiores musas do cinema italiano.

Realizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, em colaboração com a Embaixada da Itália, o Festival acontece de 04 de novembro a 04 de dezembro, em 49 salas, passando por mais de 30 cidades do país, de forma totalmente gratuita.

Com uma curadoria excepcional, o evento será dividido em duas mostras, uma com 17 filmes produzidos entre 2021 e 2022, todos inéditos no Brasil. A outra mostra será com clássicos escolhidos como homenagem às musas do cinema italiano, com 16 longas de diferentes décadas protagonizados por grandes atrizes.

Entre as novas produções, um dos destaques será “Nostalgia”, de Mario Martone, protagonizado por Pierfrancesco Favino, filme que teve estreia mundial na competição oficial do Festival de Cannes 2022, e é o longa escolhido para representar a Itália na corrida ao Oscar 2023 de Melhor Filme Internacional.

A lista segue com filmes novíssimos, recém-exibidos em grandes festivais, entre eles "Siccità", uma comédia de Paolo Virzì, com Monica Bellucci no elenco, apresentado na seleção oficial do mais recente Festival de Veneza. O ator Pierfrancesco Favino está presente também em “Il Collibrì”, um impactante filme de Francesca Archibugi, apresentado no Festival de Locarno deste ano, com Bérénice Bejo, Nanni Moretti e Laura Morante no elenco principal.

Também merecem destaque “I Fratelli de Fillipo”, dirigido por Sergio Rubini e estrelado por Giancarlo Giannini, ator icônico do cinema italiano e europeu; “Il Bambino Nascosto”, de Roberto Andò, com Silvio Orlando no papel principal, um longa que teve première no Festival de Veneza de 2021; “Comedians”, do diretor Gabriele Salvatores (o mesmo do vencedor do Oscar “Mediterrâneo”); e “Lombra del Giorno”, de Giuseppe Piccioni, romance histórico com uma excelente atuação de Riccardo Scamarcio.

A seleção também abre espaço para jovens diretores estreantes como Corrado Ceron, realizador da comédia “Acqua e Anice”, estrelada por Stefania Sandrelli, e Giulia Louise Steigerwalt, com o também cômico “Settembre”, protagonizado por Fabrizio Bentivoglio, ator de grande popularidade na Itália.

Como acontece em toda edição do Festival, este ano a retrospectiva reunirá tesouros que nenhum cinéfilo deve perder. Com o tema “Musas do Cinema Italiano”, teremos nomes como Anna Magnani, Sofia Loren, Claudia Cardinale, Silvana Mangano, Monica Vitti, Gina Lollobrigida e Stefania Sandrelli atuando em clássicos que vão de “Roma, Cidade Aberta” (1945) a “A Moça com a Valise” (1961) e “O Conformista” (1970), e também em comédias populares como “Pão, Amor e Fantasia” (1953) e “À Meia-Noite, a Ronda do Prazer” (1975).

São dezenas de filmes maravilhosos, que vão da comédia ao drama, com atores e atrizes que todo mundo ama, além do charme que só o cinema italiano possui. Encontre a sessão mais perto de sua casa, pegue a pipoca, e embarque nessa imperdível viagem cinematográfica pela Itália. Ciao, ciao!


Comments


bottom of page