Por Murilo Brum
O casal Andrew e Eric e sua filha Wen decidem aproveitar as férias em uma remota cabana na floresta. Tudo parecia ótimo, todos felizes, viagem em família, a calmaria e paz da natureza, até que surgem quatro estranhos no meio da mata, armados com martelos, correntes, picaretas, e eles invadem a cabana.
O grupo exige que a família tome uma decisão cruel: um dos três precisa se sacrificar, caso contrário o mundo será tomado por um apocalipse global.
Apavorados, inicialmente os três não acreditam no grupo, mas, à medida que assistem na televisão desastres acontecendo no mundo inteiro, vão tomando consciência de que o pior está por vir e que têm cada vez menos tempo para tomarem uma decisão.
Os quatro estranhos não são apresentados como vilões, mas sim como pessoas comuns que, desesperadas, buscam uma saída para impedir o apocalipse e ressaltam que a única salvação é realmente o sacrifício de um dos membros da família. Ninguém sai da cabana até a decisão ser tomada. Quem será o escolhido?
Essa é a premissa de Batem à Porta, o mais novo filme do extraordinário M. Night Shyamalan, baseado no best-seller O Chalé no Fim do Mundo, do autor Paul Tremblay, com estreia nos cinemas marcada para o dia 02 de fevereiro.
Vindo de Shyamalan, tudo o que podemos esperar é o inesperado, mas o que é possível afirmar é o seu gênero voltado essencialmente para o terror. Nas palavras do cineasta, “Batem à Porta é um filme muito sombrio e emocional”. Ainda sobre o longa, ele fez a seguinte revelação: “Uma cena que filmamos me abalou tanto que tive que me afastar para me recompor. Espero que vocês sintam o mesmo quando o virem”
Relacionando com outras obras consagradas do diretor, o teor deste filme traz uma mistura de A Vila (2004), no que tange ao cenário típico de isolamento na floresta, com Sinais (2002), pela relação familiar em meio a um evento apocalíptico. Uma fórmula única que resulta em um dos melhores e mais criativos filmes de terror da safra recente.
Nesta jornada eletrizante, cheia de tensão e suspense, cada segundo é decisivo e você nunca saberá qual vai ser o próximo passo, no melhor estilo “Shyamalan Twist”.
Temos aqui um filme que apavora, mas que traz reflexões muito interessantes para o espectador através de um dilema moral bastante complexo e desafiador.
Afinal, o que você escolheria entre matar alguém da sua família ou deixar milhares de pessoas inocentes morrerem em todo o mundo? Essa é a essência de Batem à Porta. Como diz o seu slogan: “Salve sua família ou salve a humanidade”. A escolha é sua.
Estreia 02.02.2023 | Dir. M. Night Shyamalan EUA/ China | Terror/Mistério/Suspense | 100 min.
Comentários