top of page

Má educação | Segredos de um Escândalo

Por Pedro de Rosis


Melodrama, fofoca, escândalos, segredos, intimidade, obsessões, revelações, Natalie Portman e Julianne Moore. De que mais você precisa para assistir a um filme? Todd Haynes traz mais uma obra-prima, o seu novíssimo Segredos de um Escândalo. A trama começa na “vida real”, em 1996, na cidade de Seattle, nos EUA, e é vagamente inspirada em um episódio vivido pela já falecida Mary Kay Letourneau, professora de uma escola primária que, aos 34 anos, se envolveu em um “relacionamento amoroso” com um aluno de 12 anos chamado Vili Fualaau. E mais: ela engravidou do adolescente. Não à toa, o escândalo estourou na comunidade e tomou conta dos tabloides mundo afora. Mary Kay era casada, tinha quatro filhos e era uma professora conceituada na escola. Mesmo argumentando que o menino é quem foi atrás dela e que ela simplesmente concordou com a relação, as autoridades não acreditaram e a mulher acabou condenada à prisão por estupro. Mais tarde, ela acabaria tendo uma segunda filha com o jovem. 


A história possui muitas (e bombásticas) revelações a partir daí, as quais deixarei para você descobrir ao longo do filme, cujo roteiro fez uso de diversas liberdades criativas. Essa dinâmica de relacionamento explica o título original, May December, um termo popular americano que indica um casamento ou romance entre um jovem e uma pessoa consideravelmente mais velha. Entretanto, não é exatamente essa a história que vamos acompanhar, mas sim a de Elizabeth Berry, personagem de Natalie Portman, a atriz que vai interpretar a professora em uma adaptação do fato para um filme independente. Com o intuito de se aprofundar nos acontecimentos e conhecer a personagem, Elizabeth passa um tempo com Gracie Atherton-Yoo, interpretada por Julianne Moore, e seu jovem marido, Joe Yoo, o ex-aluno, vivido por Charles Melton. No filme, os nomes das personagens reais, Mary Key e Vili, foram alterados para Grace e Joe. A partir daí, Todd Haynes, diretor que você deve conhecer de obras como Longe do Paraíso e Carol, dá início a uma investigação que abre uma série de reviravoltas e descobertas dessa relação incomum, o que acaba tirando a paz daquele “mundo perfeito” e da moralidade questionável dos envolvidos. 


O trio de atores vem recebendo grandes elogios por suas atuações, com indicações a diversos prêmios, como o Globo de Ouro 2024, e são altamente cotados para indicações ao próximo Oscar. Antes disso, Segredos de um Escândalo teve sua estreia no mais recente Festival de Cannes, e conta com dezenas de passagens por outras importantes seleções competitivas. Com estreia marcada nos cinemas brasileiros para 18 de janeiro, logo você poderá conferir o bafafá dessa peculiar história e se divertir com o seu desenrolar.


Confira o trailer



Segredos de Um Escândalo | Estreia 18.01.2024 | Dir. Todd Haynes | EUA | Drama, Romance  | 113 min.

Comentarios


bottom of page