top of page

“Carvão” põe lenha em parasitagem nacional

Por Thaisa Zanardi





Após impactar a plateia do recente Festival de Toronto onde fez sua première mundial e levar três prêmios no Festival do Rio, incluindo o de Melhor Roteiro, “Carvão” tem estreia nos cinemas brasileiros marcada para o próximo 03 de novembro. Primeiro longa-metragem dirigido por Carolina Markowicz, com roteiro escrito por ela própria, o filme aborda com humor e impressionante crueza a hipocrisia e os absurdos do Brasil contemporâneo.


Protagonizado por Maeve Jinkings (“Aquarius”), o excelente elenco, com vários novos talentos, reúne também nomes já conhecidos do público, como Camila Márdila (a Jéssica de “Que Horas Ela Volta?”) e o argentino César Bordón (“Relatos Selvagens”).


“Carvão” nos leva a uma pequena cidade do interior do Brasil, onde uma família recebe uma proposta lucrativa, mas também bastante perigosa: hospedar um traficante argentino em sua casa. Esse núcleo é composto pelo casal Irene e Jairo, o pequeno Jean, filho deles, e “seu” Firmino, pai de Irene, um velhinho que há tempos está acamado e já perdendo os sentidos.


A família, que vive basicamente da renda de uma pequena carvoaria no quintal de casa, passa por perrengues e a tal proposta de abrigar o forasteiro poderá ser “a salvação da lavoura”. Mas, antes que ele chegue, será preciso fazer alguns arranjos no esconderijo, o quarto precário que o menino Jean divide com o avô. Juracy, a assistente social que faz o acompanhamento de seu Firmino, é a mesma figura que propõe a negociação e ainda apresenta a Irene a “melhor saída” para acomodar o bandido naquele pequeno cômodo.

Agora, Irene, Jairo e Jean são cúmplices de um horripilante segredo e qualquer vacilo pode colocar tudo a perder. E a maior ameaça nisso tudo se chama Luciana, a amiga enxerida de Irene, que insiste em querer entrar no quarto para ver seu Firmino. Mas este segredo, embora seja o pior de todos, não é o único que precisa ser guardado a sete chaves nessa família. Sexo, drogas e hinos religiosos se misturam nessa trama cheia de reviravoltas e um final que é uma verdadeira porrada.



“Carvão” é um retrato ácido de um Brasil onde impera a naturalização do absurdo. Um filme corajoso e necessário, que traz combustível extra ao atual cinema brasileiro. Imperdível!


Confira a programação de 10/11 a 16/11


Petra Belas Artes

13h50 | 18h50 | 21h

Espaço Itaú Augusta

14h | 16h

Espaço Itaú - Frei Caneca

19h40

Espaço Itaú - Pompéia

13h20

Cine LT3

18h

Reserva Cultural

13h30

Cineclube Cortina

Sab às 21h30 e Dom às 15h

Cine Metrópolis

Quarta 16h30 | Dom 18h15 | Seg 18h10 e Quarta 20h10

Espaço Itaú de Cinema Botafogo

18h30

Estação Net Rio

18h55

Cine Passeio

15h40

Cine Bancários

15h00

Cine Cultura Liberty Mall

14h00

Espaço Itaú de Cinema Brasília

15h30

FUNDAJ - Cinema do Derby

Qui e Dom às 15h10 | Sex às 19h30

FUNDAJ - Cinema do Museu

Qua, Qui e Sáb às 17h10 | Sex e Ter às 15h30

Cine Vitória

Qui às 18h | Dom às 18h30

Centro Cultural Arte Pajuçara

Ter 17h | Sab 14h

Cine Banguê

Sab 15h | Ter 20h30

SaladeArte - Cine MAM

Dom e Quarta às 14:35

Cine Teatro Recreio

Sab, Seg e Qua 17h

Casarão de Ideias

Sex 16h30

Comentários


bottom of page