Por Pedro Rosis
Numa mistura de comédia e drama, O Crime é Meu mostra a investigação do assassinato de um grande produtor, onde a principal suspeita é a jovem e pobre atriz Madeleine Verdier, e como sua amiga Pauline Mauléon a torna a sensação do momento numa Paris da década de 30.
François Ozon dirige o filme que é adaptado da peça francesa Mon Crime, de 1934. Aqui, ele traz uma comédia sobre mulheres, como em Oito Mulheres (2002) e Potiche (2010), os quais lhe trouxeram grande reconhecimento internacional. Mas a semelhança para por aí, fazendo com que este seja um filme único em sua volumosa carreira de grandes sucessos.
Nadia Tereszkiewicz, uma das protagonistas, só no ano passado estrelou quatro filmes e ganhou o César 2023 de Melhor Atriz em Ascensão por Les Amandiers, e neste O Crime é Meu ela tem mais uma grande atuação e uma química incrível com Rebecca Marder, com quem compartilha a cena. Rebecca você certamente já conhece pelo recente (e ótimo) A Garota Radiante.
A interação dessas jovens atrizes nos faz entender porque elas são as duas queridinhas do momento na França, e fica evidente que logo devem conquistar o resto do mundo. Porém, o elenco não para aí. O filme conta com nomes consagrados da atuação como Isabelle Huppert, Fabrice Luchini, André Dussolier, Dany Boon e Félix Lefebvre.
Junto com Ozon, esse grupo de artistas dá um ritmo incrível ao filme, deixando o espectador em constante conexão com a história, que tem em sua essência um humor alegre, mas também encapuzado de malícia. Mesmo se passando na década de 30 e baseado em material daquele período, a trama possui elementos modernos que fortalecem a narrativa e entregam uma sucessão de eventos capazes de deixar qualquer um intrigado do início ao fim.
É necessário ressaltar o trabalho de arte do filme. Da cenografia ao figurino, das ambientações às caracterizações, a equipe proporciona uma imersão ao passado, mas com uma impressão meio cartunesca, que combina muito com o humor apresentado e contribui com a composição visualmente impecável da obra.
Portanto, se você está em busca de um filme leve, divertido, envolvente e feito por um conjunto de pessoas incrivelmente talentosas, O Crime é Meu (ou Mon Crime, no original), é uma ótima escolha para ser conferida nas telas de cinema.
Confira o trailer
O Crime é Meu | Estreia | 06.07.23 | Dir. François Ozon | França | Comédia/Drama/ Policial | 115 min
Comments