top of page

O Primeiro Dia da Minha Vida - A força para recomeçar

Por Vitória Gomes


Imagine se pessoas que cometem suicídio fossem apresentadas a um homem misterioso, após a morte, que as propõe um pacto de uma semana para redescobrirem o amor pelas suas vidas. O filme italiano O Primeiro Dia da Minha Vida, dirigido por Paolo Genovese, traz essa instigante trama que abraça personagens à procura de um novo significado às suas existências, que não faziam mais sentido para eles, até então.


Essa chance de recomeço é oferecida a quatro pessoas nessa narrativa: Arianna, uma policial que ainda sofre com o luto pela filha; Emilia, uma ex-ginasta profissional que passa por dificuldades, após um acidente que a deixou paraplégica; Napoleone, um homem ranzinza que ganha a vida como coach motivacional; e Daniele, uma criança que sofre com diabetes e tem um canal no YouTube, onde posta vídeos comendo em grandes quantidades.


Nunca é revelada a identidade desse homem misterioso, interpretado por Toni Servillo que é conhecido por seu marcante papel em A Grande Beleza (2013), do diretor Paolo Sorrentino. Como um “anjo”, o homem busca, durante esses sete dias, trazer um novo ponto de vista aos personagens, revelando o efeito de suas mortes em pessoas e ambientes próximos. Dessa forma, são desencadeadas reflexões nos protagonistas em torno das suas relevâncias nas relações com aqueles que deixaram para trás.


O filme também ilustra uma jornada de apreciação dos personagens por ações simples do nosso cotidiano, como comer e tomar banho, uma vez que no pós-morte esses prazeres são privados, obrigando-os a repensar o valor das pequenas coisas da vida.

Um assunto delicado e atual como o suicídio, é abordado e conduzido de maneira sutil no filme, mesmo sendo apresentadas cenas explicitas, escolha que casa muito bem com o tom da narrativa. Inicialmente, são apresentadas certas regras para essa semana de redenção que os protagonistas estão experienciando, mas observa-se uma flexibilização de tais normas para estimular o seu emocional, provando assim que a coerência da história e do pós-morte não são o ponto central do filme, e sim o debate em torno da busca da felicidade.


Com atuações sólidas, em especial a do adolescente Gabriele Cristini, que interpreta Daniele, e uma boa trilha sonora, O Primeiro Dia da Minha Vida levará você a uma cômica jornada em busca do recomeço. Uma ótima estreia que pode ser conferida nos cinemas a partir de 14 de março.


Confira o trailer




O Primeiro Dia da Minha Vida | Estreia 14.03.2024 | Dir. Paolo Genovese | Itália | Comédia | 121 minutos

Comments


bottom of page