top of page

Rheingold - Do gueto à glória

Por Vinícius Fantezia


Com estreia confirmada para o mês de agosto, Rheingold – O Roubo do Sucesso é um filme de Fatih Akin. O longa é uma biografia do rapper e produtor musical Giwar Hajabi, conhecido como Xatar. Ele é filho de um grande compositor que fugiu da Síria devastada pela guerra. O roteiro foi baseado no livro de sua autoria, Tudo ou Nada, e escrito a quatro mãos entre Giwar e o diretor Fatih Akin.


Fatih, que é um cineasta alemão de ascendência turca, é um nome muito conhecido pela atenção que costuma dar a esse tipo de enredo. Seus roteiros partem muito de histórias de imigrantes de origem árabe que entram na Alemanha e encontram enormes dificuldades de conformidade no continente europeu, e isso se deve muito à sua origem. Ele é de Hamburgo, cidade portuária alemã que recebe uma imensa quantidade de turcos e pessoas de diversas nacionalidades.


Com seu talento aclamado internacionalmente, o diretor conta com uma infinidade de prêmios pelos seus longas anteriores. Vencedor do Urso de Ouro em Berlim por Contra a Parede (2004), premiado em Cannes pelo roteiro de Do Outro Lado (2007), e vencedor do prêmio oficial do júri em Veneza por Soul Kitchen (2009), Akin tem uma filmografia de muito respeito.


Sobre Xatar, o protagonista do filme, ele é um personagem muito interessante e com uma biografia que merece ser conhecida. O cantor ficou famoso por um dos maiores roubos de ouro de todos os tempos, motivo que o levou a gravar um álbum dentro da cadeia.

O filme chega cercado de expectativas, especialmente por trazer todo o componente realista da história. Muitas das pessoas que assistiram ao longa o comparam a “um ótimo filme do Scorsese”, no quesito estilo. Trazendo vários filmes num só, na medida que vai trocando de país (Síria, França, Alemanha, Holanda), Akin mostra que é um diretor que possui uma incrível leitura do mundo atual.


Confira o trailer




Rheingold – O Roubo do Sucesso | Estreia 10.08.23 | Dir. Fatih Akin | Alemanha | 138 min. | Biografia/Ação

Comments


bottom of page