top of page

Saudosa Maloca - O samba acima do “pogréssio”

Por Jéssica Castro


Saudosa Maloca é uma verdadeira jornada temporal, que nos transporta para uma São Paulo já inexistente, contada sob o olhar do icônico cantor e compositor Adoniran Barbosa, aqui interpretado por Paulo Miklos. A direção do filme é assinada por Pedro Serrano, e sua primeira exibição ocorreu na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no final de 2023. Imperdível, o filme estreia nos cinemas brasileiros dia 21 de março. 

 

O enredo acompanha Adoniran, aos seus 72 anos, compartilhando memórias com um jovem garçom, com aquele seu linguajar raiz, típico do Brás e do Bixiga. Com afeto, relembra os tempos ao lado dos amigos Matogrosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), em uma maloca que agora só vive em lembranças. Também destaca a paixão de ambos por Iracema (Leilah Moreno), uma bela garçonete que sonhava ser modelista.

Impregnado de samba, o trio enfrenta as mazelas da pobreza e da fome. No entanto, o seu estilo de vida é ameaçado à medida que o bairro do Bixiga se transforma, refletindo o intenso crescimento da cidade de São Paulo, entre as décadas de 50 e 60. 


Saudosa Maloca, além de uma reverência à obra de um dos maiores sambistas paulistanos, oferece uma narrativa fluida e humorística, enquanto também proporciona uma reflexão sobre as importantes questões sociais e as transformações urbanas em nome do tal “pogréssio”. 


Confira o trailer




Saudosa Maloca | Estreia 21.03.2024 | Dir. Pedro Serrano | Brasil | 108 min | Comédia

Comentarios


bottom of page