Por Vinicius Fantezia
Sem Ursos (Khers Nist, no original) é um filme do iraniano Jafar Panahi que entra em cartaz nos cinemas brasileiros agora, no mês de maio. Sua estreia mundial aconteceu no Festival de Veneza em setembro de 2022. Logo depois, ele seguiu sua carreira mundial participando ainda do Festival de Toronto. Aqui no Brasil, sua estreia foi na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em outubro do ano passado.
Com uma trajetória cercada de polêmicas e problemas com o autoritário governo iraniano, o diretor Jafar Panahi, de 62 anos, se especializou em filmar diante de enormes dificuldades e fez disso quase um estilo cinematográfico. Assim sendo, essa estética e forma de fazer cinema novamente é aplicada, desta vez em Sem Ursos, onde ele retrata de forma única uma situação que vive há anos. Ele é um diretor que precisa criar artifícios para realizar seus filmes, quando muitas vezes não pode nem sair de casa, pois está em prisão domiciliar como visto em Isto Não é um Filme, seu documentário de 2011.
Uma pequena história que ilustra muito bem toda a dificuldade que o cineasta já passou até hoje: Isto Não é um Filme precisava ser enviado ao Festival de Cannes, e naquele momento, como foi dito acima, Panahi estava preso em casa. Diante disso, foi montada uma operação clandestina onde um pendrive foi retirado da casa do diretor dentro de um bolo. Realidade ou ficção?
Outro longa marcante desse estilo próprio, é Táxi Teerã, que foi gravado meses após ele ser liberado da prisão. No filme, Panahi grava conversas com passageiros apenas a bordo de um táxi na capital iraniana.
Diversas vezes aclamado pela crítica, o diretor virou um colecionador de prêmios em festivais pelos quais passou. Em Cannes ganhou a Caméra d’Or com O Balão Branco (1995) e também o prêmio de Melhor Roteiro com 3 Faces (2018). Já em Veneza, levou o Leão de Ouro por O Círculo (2000), enquanto em Berlim faturou um Urso de Ouro por Táxi Teerã (2015). E o filme sobre o qual você está lendo não poderia passar pelos festivais internacionais sem uma justa premiação, claro. Por ele, mais uma vez, Panahi foi consagrado no Festival de Veneza, desta vez com o Prêmio Especial do Júri.
Sem Ursos é um longa que traz todas as nuances e dificuldades que a vivência em um regime de exceção apresenta. Isso se complica ainda mais no filme por se tratar de um vilarejo isolado, bastante conservador e nas cercanias da fronteira entre Irã e Turquia. Em uma sociedade fechada, a coragem e ousadia de Panahi sempre é vista com desconfiança, com as acusações mais sem sentido que são feitas contra ele. Ainda assim, empenhado em sua missão, nada escapa das lentes documentais do cineasta. É através delas que conseguimos materializar a realidade de um mundo que parece muito distante de nós. Um filme imperdível!
Confira o trailer
Sem Ursos | Estreia 11.05.2023 | Dir. Jafar Panahi Irã | Drama | 107 min.
Comments