top of page

Um adágio poético sobre a criação da humanidade - Lilith

Por Roberta Ribas


Um experimento sobre a Primeira História do mundo judaico-cristão, do livro Gênesis, o primeiro do Antigo Testamento, que traz a origem da humanidade e do pecado. Aqui, a história de Adão e Eva é vista por um prisma diferente: o de Lilith. O filme começa com um belo eclipse e o surgimento dela: a primeira mulher. Que veio antes de Eva, criada por Deus para ser a mulher de Adão. Entretanto, Lilith não aceita a posição de inferioridade, se rebela e vai para o deserto.


Na adaptação da história mitológica, seguimos com o aparecimento de Eva, vinda da costela de Adão, e Lilith reaparece como um duplo de Eva. Ela ressurge e é “castigada” por seus “pecados”. Prepare-se para muita natureza, lindas paisagens e muitas cenas sobrepostas com efeito multidimensional, neste longa-metragem dirigido por Bruno Safadi, que também escreveu o roteiro, junto a Vera Egito e Fábio Andrade. Fortemente influenciada pelo cinema de Júlio Bressane, a produção é da TB Produções, cujos sócios são o próprio Bruno e Tande Bressane, filha do cineasta inspirador, e conta ainda com Cacá Diegues como produtor associado.


Bruno realizou diversos longas selecionados para festivais como Locarno, Roterdã, Rio, Gramado e Brasília. Como sócio da TB Produções, ele produziu diversos filmes para o cinema e, nos últimos anos, também dirigiu séries para streaming e TV, como Aruanas, Verdades Secretas 2 e A Vida Pela Frente.


Exibido na Première Brasil do Festival do Rio 2022, na Competição Novos Rumos Longa-Metragem, Lilith tem uma linguagem incomum, com colagem de imagens, subversão narrativa, planos poéticos, composições artísticas e narração fragmentada, que agregam à estética singular escolhida pelo diretor. Soma-se a tudo isso um ritmo particular, que dilata o tempo/espaço. O elenco é formado por Isabél Zuaa, atriz e performer portuguesa, como Lilith; Renato Góes, como Adão; e Nash Laila, no papel de Eva. A trilha sonora principal conta com a música A Lua Girou, de Milton Nascimento, cantada pelo trio protagonista.


Para finalizar, ficam aqui duas marcantes citações ditas por Lilith: “A criação está sempre sendo feita. Ela nunca está pronta, nem nunca estará” e “Eu sou fogo, eu sou Lilith!”. Não perca a clássica história vista através de uma nova e singular perspectiva.


Confira o trailer





Lilith | Estreia 14.03.24 | Dir. Bruno Safadi | Brasil | Drama | 80 min.

Comments


bottom of page