top of page

Um Dia Nossos Segredos Serão Revelados | Entre dois amores

Por Rebecca Rocatto


A 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apresentou Um Dia Nossos Segredos Serão Revelados, o novo longa-metragem da diretora Emily Atef, cujo último trabalho, intitulado Plus que Jamais, foi lançado em 2022.


Marlene Burow e Félix Kramer estrelam um romance intenso, impulsivo e dominante. O ano seguinte à queda do Muro de Berlim expandiu os horizontes para Maria, uma jovem à beira dos 19 anos que mora com o namorado Johannes (Cedric Eich) na fazenda de sua família. Os velhos costumes e crenças escondem a grande paixão da garota por literatura e o vazio existente quanto ao seu futuro.


Quando Maria conhece Henner, seu mundo é abalado de uma forma da qual não é possível voltar atrás. Mais velho, com todos os trejeitos de “homem ideal”, e capaz de proporcionar sensações que seu corpo dela jamais sentiu, ela então se vê em um molde que cabe perfeitamente nas mãos dele, que vive na fazenda em frente à sua. 


O drama de Atef aborda questões que não deveriam ser desenterradas, mentiras que se adaptam ao estilo de vida de Maria e Henner, e um sentimento que não pode ser arrancado do peito de nenhum dos dois: um amor repentino. Em meio à atmosfera do campo, onde o sol está encharcado nos céus da Alemanha de 1990, a relação dos dois se intensifica. Maria teme não conseguir deixá-lo, e Henner receia que tudo esteja indo longe demais. A monotonia de não ser alguém aos olhos de ninguém, de estar sempre devorando um livro ou outro e se cansar da rotina que leva com a família, mais a interação imperturbável com Johannes, entram em confronto com o romance agridoce que a jovem vive ao lado do amante.


Exibido no 73º Festival de Cinema de Berlim e originado do livro de Daniela Krien, o filme, ambientado nas cores do verão alemão, possui uma trama capaz de tirar o fôlego de cada um que a experimente. Através do coração sôfrego e impertinente de Maria, acompanhamos todos os seus passos, indagações e escolhas que seguem seu íntimo até beirar a loucura. O sentimento que ronda Henner se espalha por suas convicções e bate à porta de sua moralidade: o quão grande pode ser o abismo quando nos apaixonamos? As mãos sujas do trabalho na fazenda estão entrelaçadas com as juvenis de uma garota que se encanta com tudo o que um relacionamento proibido pode oferecer. E somos interrogados (em nosso subconsciente) a partir do momento em que nos entregamos junto aos personagens: afinal, seria um amor capaz de desvirtuar uma pessoa ao ponto de ela não estabelecer limites para si mesma? 


Brigas, fingimentos, ilusões e desejos nos carregam pelos olhos de Maria, Henner e Johannes, em um cerco quase fechado, onde nem tudo é o que parece ser e as máscaras caem aos poucos; onde a decência escorrega pelas brechas da casa da família que acolheu a garota sonhadora, que não tem medo de deixar a honestidade se dissipar no beijo de um desconhecido.


Confira o trailer




Um Dia Nossos Segredos Serão Revelados | Estreia 09.05.2024 | Dir. Emily Atef | Alemanha | Romance 129 min.


Comentários


bottom of page