Por Pedro de Rosis
Afire é o novo filme do renomado diretor alemão Christian Petzold. Um dos cineastas mais interessantes e surpreendentes da atualidade, Petzold faz filmes afiados, visualmente inteligentes e psicologicamente sofisticados. Trabalha em gêneros tradicionais que adapta às suas próprias intenções, enquanto se baseia em uma série de tradições cinematográficas, da Hollywood clássica ao filme cult europeu. Assim, nos presenteia com obras-primas como Barbara (2012), Phoenix (2014) e Em Trânsito (2018).
O longa-metragem faz parte de uma série de filmes nos quais o realizador vagamente se inspirou em elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. O primeiro deles foi Undine (2020), que tinha a água como matéria principal. Agora, com Afire, é a vez do fogo. O filme se passa em uma pequena casa de férias junto ao mar Báltico. Lá, os dias estão quentes e não chove há semanas. Nesse cenário, quatro jovens se reúnem, dentre eles velhos e novos amigos. À medida que as florestas secas ao redor deles começam a pegar fogo, o mesmo acontece com suas emoções. Felicidade, luxúria e amor – mas também ciúmes, ressentimentos e tensões –, se misturam.
Entre as referências que podemos notar, o diretor disse ter se inspirado nos filmes de Éric Rohmer, bem como nas histórias de coming of age francesas e americanas ambientadas no verão. Portanto, inúmeras questões sobre a natureza e as condições humanas emergem da confusão de seus personagens e de suas interações carregadas e frágeis. Arte, sexualidade e amizade estão em discussão, entre banhos de água salgada do mar e taças de vinho branco. Não é à toa que Petzold é conhecido pelo peculiar talento na criação e desenvolvimento de seus personagens. Sua escrita nunca foi tão casual, afiada, e ao mesmo tempo engraçada, repleta de farpas e verdades não ditas em voz alta, mas entrelaçadas no subtexto e nas atuações sob medida.
Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2023, o Urso de Prata, o filme também vem conquistando a imprensa internacional. A Variety o classificou como “soberbo”, enquanto o Screen International usou os termos “sarcástico” e “sofisticado” em referência à fina ironia orquestrada através de olhares e silêncios. Embalado pelas melhores recomendações, Afire estreia nos cinemas brasileiros em 2 de novembro.
Confira o trailer
Afire | Estreia 02.11.2023 | Dir. Christian Petzold | Alemanha Drama | 102 min.
Comments