Por Thaisa Zanardi
Parece até que a grande artista Beth Carvalho sabia que estava fazendo história e, pioneira como só ela soube ser, documentou as próprias vivências de forma memorável. Não ficaria atrás de nenhuma blogueira/influenciadora famosa dos dias atuais, e em uma era na qual as redes sociais ainda nem eram pauta, a sambista registrou o que hoje chamaríamos de “stories”, mas muito mais do que isso, Beth trouxe ares de cineasta para suas memórias cotidianas, gravando e guardando a arte do encontro.
O documentário Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, com direção e montagem de Pedro Bronz, traz registros ora feitos pela própria Beth, ora por terceiros, mas sempre dirigidos por essa artista plural. Além de documentar personalidades cativantes da cultura brasileira, o filme mostra essa outra face visionária de Beth Carvalho, que parece ter inventado o conceito de “selfie” ali.
Andança percorre os caminhos da sambista desde a era do VHS até a modernidade dos celulares, com Beth capturando momentos até seus últimos dias, em 2019. Mais que materiais de um acervo, os passos de Beth abrem espaço para grandes nomes, fortes até os dias de hoje, como o brilhante e saudoso Cartola. A intérprete faz questão de arquivar para si o grande evento que devia ser se encontrar com aquela entidade na época.
A “Madrinha do samba” abre alas para a história do gênero no Brasil. Além de sua geração (Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz), Beth navegava entre os pioneiros da música, tais como Nelson Cavaquinho e o próprio Cartola, e também entre as novas gerações, revitalizando e lançando sons, e despretensiosamente traçando um panorama do samba nacional. O documentário é recheado de pérolas impactantes, como trechos de músicas inéditas e de momentos íntimos e inesquecíveis da cantora, como o registro visual do nascimento de sua própria filha.
O arquivo pessoal da artista cabe em uma salinha, na minutagem de um longa-metragem, mas ecoa e representa, de forma infinita e imensurável, a voz e o coração de todos os brasileiros.
Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Estreia 02.02.2023 | Dir. Pedro Bronz Brasil | Documentário Musical | 115 min
Comentários