top of page

Asteroid City - A cidade de tons pastel

Por Larissa Reis


Em 1955, um pai (Jason Schwartzman) que acabara de perder a esposa se vê sozinho com três filhas pequenas e um filho adolescente. Ele precisa deixar os filhos com o avô (Tom Hanks), enquanto vive o luto de sua perda. Mas, a viagem acaba sendo interrompida e eles ficam presos numa cidade no meio do deserto. Coincidentemente, esse lugar foi marcado pela História após o meteorito Arid Planes colidir com a Terra, fato que deu início à celebração do Dia do Asteroide. Por conta disso, a cidade recebe uma convenção de jovens cientistas – que reúne estudantes e suas famílias –, e eles acabam tendo a rotina alterada após um evento extraordinário. Nesse momento, podemos ver diversas pessoas chegando, inclusive Scarlett Johansson, no papel de uma atriz famosa, cuja filha está participando de uma competição de Ciências.


Como esperado em um filme de Wes Anderson, o mundo de Asteroid City é meticulosamente organizado, como a precisão de um relógio. E também, como esperado, esse mundo é povoado por personagens memoráveis, se tornando uma verdadeira obra de conjunto, sem um personagem principal. Num elenco reunindo Tilda Swinton, Willem Dafoe, Steve Carell, Edward Norton e Maya Hawke, nem poderia ser diferente. Sem falar nas aparições de segundos de alguns atores como Margot Robbie e Bryan Cranston. Como o filme já teve sua estreia nos Estados Unidos, podemos conferir grandes elogios às atuações dos atores que ganharam mais tempo em tela.


O trabalho de design de produção está de cair o queixo, cheio de imagens poderosas. Absorvendo a “luz limpa” do sol do deserto, a câmera de Robert Yeoman nos revela a maioria dessas paisagens em um único giro de 360 ​​graus. Asteroid City vem para fazer parte dos populares tons pastel de Wes Anderson, já vistos em alguns filmes seus como O Grande Hotel Budapeste e Moonrise Kingdom.


Poucos cineastas independentes têm um estilo tão único e distinto quanto o de Wes Anderson, cuja estética característica é quase imediatamente reconhecida ao assistirmos a qualquer um de seus filmes. No entanto, suas obras não são apenas esteticamente atraentes, elas tendem a ser bem escritas e hilárias de uma maneira peculiar e realista. Inclusive, se você é fã de comédia, esse filme é pra você. Contendo diálogos bastante espirituosos, o público consegue rir e se emocionar com acontecimentos fora da curva, com uma mistura de alienígenas e programas de televisão retrô.


Asteroid City é contado como uma história dentro de outra história, tornando-se um filme audacioso que mantém o espectador grudado na tela, se deliciando com os tons de argila, laranja, turquesa e azul celeste, extremamente saturados. Nostálgico e engraçado, sim, mas de uma forma esquisita.


Confira o trailer




Asteroid City | Estreia 10.08.2023 | Dir.Wes Anderson | EUA | Comédia/Drama | 105 min

Comentarios


bottom of page