Por Vinícius Fantezia
EO é um filme de Jerzy Skolimowski que entra em cartaz nos cinemas brasileiros agora no início do mês de junho. Ele teve sua estreia mundial na edição 2022 do Festival de Cannes onde foi o vencedor do Prêmio do Júri. Aqui no Brasil sua estreia ocorreu no Indie Festival em Belo Horizonte.
O filme chega às telonas cercado de expectativas por parte do público cinéfilo, tendo sido finalista do Oscar de Melhor Filme Internacional. EO é dirigido por um cineasta consagrado por sua trajetória premiada. Berlim, Cannes, Veneza, todos esses festivais já agraciaram o diretor polonês com diversos troféus.
Através dos olhos de um burro, o longa traz a viagem do animal desde a Polônia até a Itália, após sua saída de um circo. Trazendo diferentes sentimentos como alegria e dor, EO traz um protagonista que jamais perde sua felicidade. Sua beleza toca a alma e não cai na besteira de exagerar nem na miséria, nem no desespero, muito pelo contrário. Criando uma enorme simpatia com uma figura especial, o filme nutre o espectador com muita compaixão, porém desta vez não por uma figura humana, mas sim por um burrinho.
De acordo com o diretor, Jerzy Skolimowski, o único filme que o levou às lágrimas foi Au Hasard Balthazar (1966), de Robert Bresson. “Assim, o que devo a Bresson é ter adquirido a forte convicção de que fazer de um animal o personagem de um filme, não apenas é possível, como pode ser uma fonte de emoção”, disse o diretor.
Uma das características mais marcantes de EO é sua estrutura de roteiro inovador. Rompendo com uma narrativa linear tradicional, ele faz o público mergulhar em uma sequência de eventos oníricos e não-lineares. Sendo quase como uma montagem de um quebra-cabeça lúdico e subjetivo em forma de filme. Uma belíssima estreia que precisa ser vista na tela grande do cinema. Realmente imperdível!
Confira o trailer
EO | Estreia 01.06.2023 | Dir. Jerzy Skolimowski | Polônia/Itália/Reino Unido | Drama | 88 min
Comments