Jovens Mães
- Vinicius Fantezia
- 3 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Retrato de uma geração à margem
Por Vinicius Fantezia
Jovens Mães, novo filme de Jean-Pierre e Luc Dardenne, teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde foi calorosamente recebido pelo público e pela crítica. A produção saiu do evento duplamente laureada, conquistando o prêmio de Melhor Roteiro e o Prêmio do Júri Ecumênico. Escolhido como o representante da Bélgica no Oscar 2026, o longa segue firme na temporada de premiações e pode conquistar ainda mais visibilidade junto ao grande público.
Os irmãos Dardenne, renomados cineastas belgas, se notabilizam por filmes de abordagens fortes, sempre retratando algum recorte da sociedade de forma crua e realista. Invariavelmente, eles recorrem a artifícios que buscam inserir o público no ambiente retratado e criar um microcosmo de intimidade, especialmente o uso da câmera muito próxima aos personagens. Em Jovens Mães, essa escolha estética se torna especialmente fundamental.
O filme acompanha a história de cinco mães adolescentes que vivem em um abrigo e sonham com uma vida melhor para seus filhos e para si próprias. Enfrentam dificuldades severas: ausência dos pais, abandono, drogas, pobreza — um conjunto de mazelas que tornam sua jornada ainda mais dura.
Nesse contexto, os diretores conduzem o espectador para dentro desses microcosmos com as duas marcas registradas de sua filmografia: empatia e realismo social. Como eles próprios costumam afirmar, seu papel é representar “as inquietudes da condição humana”. Essa atenção aos dilemas da juventude também se faz presente em obras anteriores, como o clássico Rosetta — o mais célebre trabalho da dupla —, além de O Garoto da Bicicleta e O Silêncio de Lorna.
Com estreia marcada para 1º de janeiro nos cinemas brasileiros, Jovens Mães surge como mais uma obra sólida dos diretores, estimulando a reflexão sobre temas atuais e a compreensão do outro.
Confira o trailer
Jovens Mães | Estreia 01.01.2026 | Dir. Jean-Pierre e Luc Dardenne | Bélgica/França | Drama | 105 min.








Comentários