Luiz Gonzaga - Légua Tirana
- Lucas Viana
- 6 de ago.
- 2 min de leitura
Minha vida é andar por esse país
Por Lucas Viana
Luiz Gonzaga é um milagre. Em um país polarizado, nosso querido Rei do Baião segue sendo unanimidade. Não há quem não reconheça a melodia introdutória de Asa Branca, uma das músicas brasileiras mais regravadas por artistas tão diversos quanto Sivuca, Raul Seixas e até mesmo David Byrne.
Apesar de este ser o seu maior sucesso, todas as suas canções evocam as paisagens e histórias do sertão. Légua Tirana, por exemplo, fala sobre a saudade do retirante enquanto ele volta à sua terra. É esta mesma canção que dá nome à nova cinebiografia do artista, que promete nos conduzir por essas estradas do Brasil profundo.
No filme de 2012, Gonzaga: de Pai pra Filho, sucesso absoluto de bilheteria, temos a emocionante história entre o mestre e seu filho, Gonzaguinha. Agora, em Luiz Gonzaga - Légua Tirana, veremos a árdua e inspiradora trajetória do músico desde a sua infância até a juventude, encarnando, com a magia do cinema, as histórias que conhecemos por meio de suas músicas e entrevistas.
Em ambos os filmes, o incrível Chambinho do Acordeon brilha no papel de Luiz Gonzaga. Para quem não o conhece, Chambinho é um exímio acordeonista, digno das composições de Gonzaga e Humberto Teixeira. Além dele, o sensacional Kayro Oliveira nos encanta no papel de Luiz Gonzaga criança. Assim como Chambinho, Kayro também é um acordeonista virtuoso, que teve seu talento revelado ao Brasil quando participou do programa The Voice Kids, aos dez anos de idade. Já dá pra perceber que música boa e performances arrebatadoras não vão faltar neste filme. E, para completar o trio de intérpretes, temos Wellington Lugo no papel de Gonzaga jovem, brilhante ator revelação. Esta é uma produção que não poupou esforços para valorizar os talentos do Nordeste.
E o que seria da biografia de Luiz Gonzaga sem a figura emblemática de seu pai? No papel de Januário, temos o experiente Luiz Carlos Vasconcelos (Carandiru e Eu, Tu, Eles), que faz jus à canção Respeita Januário, composta em sua homenagem. O elenco também conta com os já veteranos Cláudia Ohana e Tonico Pereira.
A produção foi dirigida por Diogo Fontes e Marcos Carvalho, sendo este último o fundador e idealizador da Mont Serrat Filmes e do maravilhoso projeto Cinema no Interior, que promove a cultura cinematográfica nos rincões do Brasil por meio de oficinas, produções de filmes e mostras de cinema. No fim das contas, é visível em Luiz Gonzaga - Légua Tirana o amor e respeito pela cultura popular que Marcos Carvalho já cultivava nesses outros projetos. Com esta obra, ganham os artistas do sertão, o cinema nacional e todos os fãs das boas histórias e da boa música.
Confira o trailer
Luiz Gonzaga - Légua Tirana | Estreia 21.08.2025 | Dir. Diogo Fontes e Marcos Carvalho | Brasil | Cinebiografia | 95 min







Comentários