top of page

Malês

Atualizado: 7 de out.

Aos que lutaram por liberdade

Por Lucas Viana


No Festival do Rio de 2024, Antônio Pitanga declarou em entrevista que o Brasil dá as costas para sua própria história, especialmente aquela que nasce do povo. Ciente da importância de ir na contramão dessa tendência, seu novo filme, Malês, aborda o levante de escravizados mais audacioso da trajetória do nosso país: a Revolta dos Malês, fato ocorrido em 24 de janeiro de 1835.


Com um elenco de destaque, formado por Camila Pitanga, Bukassa Kabengele (Carandiru) e Patrícia Pillar, o longa é fruto da pesquisa apaixonada do diretor, que confiou à experiente escritora Manuela Dias (Vale Tudo) a tarefa de roteirizar a obra.


A influência árabe na história e cultura do Brasil é pouco difundida, mas de enorme relevância. A revolta em questão integra esse legado, já que foi idealizada e organizada por negros iorubás, em sua maioria islâmicos. Muitos eram alfabetizados e chegaram a produzir panfletos convocando seus pares ao motim — sendo uma das raras revoltas regenciais com registros escritos. Com a urgência de repensar a história nacional nas telas, Malês surge mais atual do que nunca e certamente vai circular e conectar escolas, universidades, quilombos e salas de cinema: espaços que tanto nos inspiram a sonhar com um futuro melhor.


Confira o trailer



Malês | Estreia 02.10.2025 | Dir. Antônio Pitanga | Brasil | Drama | 114 min.

Comentários


bottom of page