top of page

O demônio de cada um - Monster

Por Vivi Isoda


Quem é o “monstro”? Sensível, paciente, gentil e profundo, Monster, o novo longa-metragem do aclamado diretor japonês Hirokazu Kore-eda tem roteiro de Yuji Sakamoto, premiado no Festival de Cannes 2023. Outro destaque especial é a trilha sonora, que inclui algumas das últimas composições do grande músico vencedor do Oscar Ryuichi Sakamoto, falecido este ano.


O drama familiar, recorrente nos filmes de Kore-eda, desta vez trata sobre bullying, homofobia, famílias disfuncionais, e também critica o inquestionável respeito pelo “bem-estar coletivo” e pelas grandes instituições. Afinal, regras sempre são seguidas severamente no Japão e as questões individuais geralmente ficam em segundo plano. Aqui, a complexidade e profundidade dos temas e dos personagens são mostradas de forma impecável, e a música ajuda a criar mais uma camada de nuances e novos significados. E, possivelmente, mais dúvidas em torno da pergunta recorrente neste texto.


Então, quem é o “monstro”? Saori, a mãe viúva que cria o filho sozinha? Talvez o professor Hori, acusado de bullying pelo aluno? Ou Minato, filho de Saori, o aluno de 11 anos que está agindo de forma estranha e autodestrutiva? Existem vários lados de uma mesma história. Assim como em Rashomon, o clássico de Akira Kurosawa, o filme é contado por múltiplas perspectivas. Este longa foi um desafio para Kore-eda. Além da estrutura dividida em três partes, o filme também muda de gênero de uma forma muito interessante. Os dois primeiros capítulos têm elementos de mistério e suspense, e o terceiro um drama mais parecido com os filmes anteriores do diretor.


Esse é também o primeiro longa dele filmado no Japão desde Assunto de Família (2018), vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Os mais recentes A Verdade (2019) e Broker (2022) foram filmados na França e na Coreia do Sul, respectivamente. Além disso, Kore-eda raramente realiza filmes com roteiros que não sejam dele. Com exceção desse, apenas em 1995 ele dirigiu uma obra de outra autoria, Maboroshi – A Luz da Ilusão, escrito pela dupla Teru Miyamoto e Yoshihisa Ogita. No entanto, Yuji Sakamoto sempre teve a admiração de Kore-da, e foi por isso que ele aceitou o convite do roteirista para ser o diretor de Monster.


Vale destacar que a trilha musical foi criada enquanto Sakamoto estava em tratamento, e por isso ele conseguiu finalizar apenas duas canções. As outras composições são de seu último álbum, intitulado 12, lançado em janeiro de 2023. Por todos esses motivos, o novo filme de Kore-eda merece ser visto e ouvido especialmente nas salas de cinema. E veja se consegue descobrir a resposta para nossa pergunta inicial!


Confira o trailer



Monster | Estreia 30.11.23 | Dir. Hirokazu Kore-eda | Japão | Drama | 117 min.

Commentaires


bottom of page