top of page

Passagens - Infielmente teu

Por Pedro de Rosis


Passagens conta com Franz Rogowski, Adèle Exarchopoulos e Ben Whishaw num triângulo amoroso repleto de sexo, desejos e traições, dos mais variados tipos. Após passar pelos festivais de Berlim e Sundance, esse novo filme de Ira Sachs, de Deixe a Luz Acesa, O Amor é Estranho e Melhores Amigos, chega aos cinemas já com áurea de ícone indie.


Na trama, Thomas (Franz Rogowski) é um cineasta narcisista que namora Martin (Ben Whishaw), um homem gentil e paciente. Não sabemos quais os limites e as regras desse relacionamento, talvez nem mesmo eles. Após um dia estressante no set, Thomas se envolve com Agathe (Adèle Exarchopoulos), uma professora bem resolvida consigo mesma. Então, os relacionamentos se misturam, conturbados, e o desejo inconsciente é explorado em um jogo de consequências perigosas.


O filme, que estreia nos cinemas em 17 de agosto, é esteticamente lindo. A direção de arte de Pascale Consigny e o figurino de Khadija Zegaii constroem o ambiente e vestem as personagens utilizando tendências atuais, mas dando novos rumos a elas. O contraste das cores é fortalecido pela exuberante direção de fotografia de Josée Deshaies, com poderosos close-ups e enquadramentos ousados nas cenas de sexo, recursos que mexem com o espectador.


Em Passagens não há conversas desnecessárias sobre identidade, percepções e status de relacionamento, como em muitos filmes com essa temática. Verdadeiramente queer, o filme é real e provocador. Tão real que você, de certa forma, se relaciona com as personagens e se enxerga nas situações. Tudo isso, claro, enquanto é impactado com a beleza e a entrega do trio protagonista. O diretor reuniu três dos melhores atores da atualidade, e aqui, juntos, eles demonstram uma química singular em performances arrebatadoras. Um deles, o alemão Franz Rogowski, também poderá ser visto nos cinemas brasileiros em outro excelente filme, Disco Boy – Entre Dois Mundos, premiado no Festival de Berlim 2023, com estreia confirmada para 03 de agosto (saiba mais na página 5).


Passagens é um filme que deve ser visto por todos, pois independente da maneira e do tipo de relacionamento abordado, ele trata de questões essenciais e comuns do mundo contemporâneo. E para quem aprecia cinema bem realizado, com roteiro, direção e atuações dignos de aplausos, a experiência se torna ainda mais extraordinária.


Confira o trailer



Passagens | Estreia 17.08.2023 | Dir: Ira Sachs | França | Drama/Romance | 92 min

Hozzászólások


bottom of page