Por Samantha Gonçalves
Pensa na pessoa mais desastrada que você conhece. Agora, na mais inteligente. O último exercício é imaginar a fusão dessas duas características em um professor universitário que também sofre com um baixo salário. Na comédia Puan, encontramos esse cômico e fofo personagem que tem mais a mostrar do que parece.
Marcelo é desajeitado, tradicional e está prestes a assumir um cargo importante do Departamento de Filosofia. Tudo vai bem, até que um antigo colega de classe, o charmoso Rafael, retorna de seu pedestal em universidades europeias para o cargo. Os esforços de Marcelo para provar que é o candidato ideal desencadeiam um hilário duelo, enquanto sua vida — e o país — entram em uma espiral de caos.
O filme argentino, em coprodução com o Brasil, conquistou dois prêmios importantes no Festival de San Sebastián: Melhor Roteiro, assinado pela dupla de diretores, e Melhor Ator (Marcelo Subiotto). Além disso, foi responsável por tirar boas risadas dos espectadores em suas exibições durante o festival.
E se você está se perguntando o significado do título, farei as honras de já antecipar: a Faculdade de Filosofia e Letras da UBA (Universidade de Buenos Aires) fica na rua Puan, e é carinhosamente conhecida por este nome. O longa diverte com seu cenário politicamente agitado e inventivo, mas sem deixar de lado a essência filosófica, com reflexões até mesmo dentro do irônico e absurdo. Depois dessa história, até o mais desastrado ficará cauteloso e muito atento!
Confira o trailer
Puan | Estreia 07.12.2023 | Dir. María Alché e Benjamín Naishtat | Argentina/ Itália/Alemanha/França/ Brasil | Comédia/Drama | 102 minutos
Comments