top of page

Um grito por liberdade - Ithaka: A Luta de Assange

Por Kelly Alves


Ithaka - A Luta de Assange, um retrato comovente e íntimo da batalha de um pai para libertar seu filho.


Para quem não conhece, Julian Assange é um ativista e jornalista que fundou a WikiLeaks em 2006, e tornou-se alvo dos EUA em 2010, quando publicou mais de 750.000 documentos secretos diplomáticos e militares, incluindo crimes de guerra, torturas e violações dos direitos humanos. Devido a essa publicação, o ativista foi preso em 2019 e tem enfrentado graves acusações judiciais, que podem resultar em uma sentença de até 175 anos de prisão por ter exposto a verdade. Atualmente, Assange está em prisão preventiva em Belmarsh, presídio britânico de segurança máxima, e os EUA continuam com as tentativas de extradição, enquanto sua saúde se deteriora.


O foco de Ithaka - A Luta de Assange, este documentário dirigido por Ben Lawrence, é a família de Julian Assange, que luta por sua liberdade. Temos como figuras centrais o pai de Julian, John Shipton, e a mulher dele, Stella Assange. O filme nos leva a momentos íntimos em família e veremos a dor sofrida por todos, enquanto precisam lidar com a assustadora perspectiva de perder Julian para sempre no abismo do sistema de justiça dos EUA. O único contato que eles têm com Julian é pelo celular, pois não podem sequer visitá-lo na prisão. E o contato que nós teremos com ele será apenas por áudios e filmagens antigas.


A ideia do filme partiu do meio- irmão de Julian, o produtor Gabriel Shipton, que procurou Ben Lawrence com a proposta. “O conceito era acompanhar o pai deles pelo mundo, enquanto fazia campanha pela liberdade de Julian. Gabriel visitou Julian pela primeira vez na prisão de Belmarsh em 2019 e ficou tão impressionado com a terrível condição em que ele se encontrava que decidiu começar o processo de contar sua história como um documentário. Então, quando cheguei no filme, no final de 2020, eles já haviam começado a filmar seis meses antes”, revelou Ben Lawrence.


Inclusive, foi o próprio Gabriel que convenceu a família a se abrir diante das câmeras e contar sua história e a de Julian. “Com o apoio dele, pudemos nos aproximar dos familiares, em especial de John. Também creio que a maneira observacional pela qual construímos o filme ajudou na atmosfera de confiança e produziu um ambiente no qual pudemos filmar reuniões familiares e momentos íntimos”, disse o diretor em entrevista. Não por acaso, Gabriel Shipton divide os créditos de produção com o cunhado de Julian, Adrian Devant (irmão de Stella Assange).


A prisão de Julian Assange tem movido muitas pessoas ao redor do mundo. Todos os principais jornais globais pediram sua libertação, muitos líderes mundiais, e todos os principais grupos globais de direitos humanos e imprensa livre estão pedindo o fim de seu processo. Portanto, este documentário é de extrema importância e muito necessário nos tempos atuais, em que estamos constantemente questionando as múltiplas dimensões da liberdade e seus significados. Os grilhões de Assange são também os grilhões de uma imprensa que deveria ser livre. LIBERDADE PARA ASSANGE!


Confira o trailer



Ithaka - A Luta de Assange | Estreia 31.08.2023 | Dir. Ben Lawrence | Austrália/Reino Unido | Documentário | 106 min

Comentarios


bottom of page