top of page

Valor Sentimental

As verdades que doem e as que salvam

Por Pedro Rosis



Depois de nos conquistar com A Pior Pessoa do Mundo, Joachim Trier entrega seu novo longa, Valor Sentimental, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes deste ano e exibido também em diversos outros festivais, como Toronto e Locarno — onde, aliás, formou-se uma fila que parecia sair da própria cidade para ver sua sessão na Piazza Grande.


O filme é protagonizado por Renate Reinsve, repetindo a parceria com Trier após o sucesso anterior. Ela interpreta Nora, uma atriz de teatro e filha de Gustav, um grande diretor de cinema que já viveu dias de glória, brilhantemente interpretado por Stellan Skarsgård. Agnes (Inga Ibsdotter, revelada ao mundo pelo filme) completa o trio dessa família disfuncional. Em uma belíssima montagem na abertura, entendemos aos poucos de onde vêm as problemáticas que atravessam gerações. Mas as questões-chave do relacionamento entre os três ficam mesmo para serem exploradas ao longo da trama.


Nora está estreando uma peça e tem uma crise de ansiedade antes de entrar no palco. Ela e a irmã mantêm uma relação amigável e se encontram com frequência na casa onde cresceram — ainda ocupada por Agnes e pertencente à família há gerações. Um dia, são surpreendidas com a chegada do pai. Nora, assustada, literalmente sai correndo da situação, enquanto Agnes tenta apaziguar tudo.


Gustav está com um novo filme em mente, que promete ser seu grande retorno. Seu desejo é que a filha seja a protagonista, mas Nora recusa sem titubear, sem sequer ler o projeto. Assim, Gustav acaba conhecendo Rachel (Elle Fanning, excelente interpretando uma atriz… péssima), uma estrela em ascensão que busca fazer um filme “de verdade” para não ficar marcada apenas pelos blockbusters. Algumas mudanças no roteiro são feitas — agora a personagem fala inglês com sotaque norueguês, por exemplo — e a divulgação começa rendendo ótimas tiradas envolvendo a Netflix e o modelo de star system.


Com o passar do tempo, as coisas começam a desandar… e os segredos familiares vêm à tona. Não cabe aqui detalhá-los, pois são o delicioso recheio do filme, mas fica o aviso: leve seus lencinhos!


Valor Sentimental é um excelente drama familiar, capaz de tocar muitas pessoas, com críticas afiadas à nossa sociedade e ao próprio mundo do cinema. A direção é primorosa, o roteiro é envolvente e as atuações são um espetáculo à parte. Não há dúvidas do motivo pelo qual o filme aparece previsto em todas as categorias principais do Oscar. O longa chega aos cinemas brasileiros em 25 de dezembro, um verdadeiro presente de Natal para o público.


Confira o trailer



Valor Sentimental | Estreia 25.12.2025 | Dir. Joachim Trier | Noruega/Alemanha/Dinamarca/França/Suécia/Reino Unido | Drama | 132 min.

Comentários


bottom of page