A arte de encantar e unir pessoas
Por Nathalia Macedo
Realizado em coprodução com a França, Espanha e Chile, A Contadora de Filmes tem direção assinada pela dinamarquesa Lone Scherfig (a mesma de Educação, indicado ao Oscar de Melhor Filme). O ótimo elenco reúne nomes internacionais, como a franco- argentina Bérénice Bejo (indicada ao Oscar por O Artista), o teuto-espanhol Daniel Brühl (de Adeus, Lênin! e Rush) e o espanhol Antonio de la Torre (que em breve será visto em Histórias Que é Melhor Não Contar). Mas a fusão multicultural não para por aí. Adaptado do livro homônimo do chileno Hernán Rivera Letelier, o roteiro foi escrito a seis mãos, pelos espanhóis Isabel Coixet e Rafa Russo, mais o brasileiro Walter Salles.
O filme conta uma história emocionante e faz refletir sobre o poder do cinema em aproximar as pessoas. A trama acompanha María Margarita (Sara Becker), a caçula de quatro irmãos de uma família residente numa pequena cidade no deserto do Atacama, no Chile. Todos os domingos, o passatempo deles é ir ao cinema. Porém, devido a dificuldades financeiras, essa diversão passa a ser possível para apenas um membro do grupo. María, então, é escolhida para ir sozinha e, ao voltar, tem a tarefa de contar os filmes para seus irmãos. Nesse processo, ela descobre um talento inesperado para a narração.
Logo, com a sua maneira dramática e divertida de relatar as histórias, a garota conquista os moradores da vila. O que María não imaginava era que esse dom mudaria o destino de sua família. A obra de Lone Scherfig explora, de forma poética, o poder da narrativa e do cinema, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre as dificuldades enfrentadas por comunidades isoladas e em situação de pobreza. É inspirador acompanhar o crescimento de María e como ela carrega as memórias consigo nessa jornada. As descrições feitas pela jovem são transmitidas com tanta graça e autenticidade que ela poderia ser uma personagem de qualquer parte do mundo, tamanha a humanidade presente na sua jornada.
Conduzida por um time tão talentoso, essa adaptação do best-seller lançado em 2009 promete encantar o espectador com um enredo despretensioso, terno e envolvente. No Brasil, os fãs do livro terão a chance de vê-lo ganhar vida nos cinemas a partir de 28 de novembro.
Confira o trailer
A Contadora de Filmes | Estreia 28.11.2024 | Dir. Lone Scherfig | França/Espanha/Chile | Drama | 116 min.
Comments