top of page

Broker - Uma Nova Chance: Vidas que cabem numa caixa

Por Vivi Isoda


Numa noite escura e fria, chove torrencialmente e a luz amarelada indica o caminho para uma jovem. Sozinha, ela anda lenta e cuidadosamente pelas escadarias até o ponto mais alto, para se deparar com uma igreja na qual há uma janela, ou melhor, uma caixa na parede com a seguinte inscrição: “caixa para bebês”. Nesse momento, a trilha sonora é a chuva. A suposta mãe deixa o bebê no chão e sai. A mesma caixa, então, é aberta por outra mulher que coloca o bebê dentro e também sai. A chuva continua.


Essas são as primeiras imagens de Broker - Uma Nova Chance. “Eu queria que a história começasse com uma chuva torrencial e terminasse em ondas”, afirma o diretor japonês Hirokazu Kore- eda. Apesar de ter sido dirigido e roteirizado por Kore-eda, o filme é protagonizado por atores coreanos, e de peso! Entre eles Song Kang-ho (Parasita) e Bae Doona (Boneca Inflável e Sense 8).


Filmado na Coreia do Sul, a trama se desenvolve entre personagens que estão à margem da sociedade e se veem juntos em uma viagem que poderia ser de uma família, nada convencional, nem feliz, e sem propósito de se divertirem. Mas eles não são uma família.

Apesar disso, você vai passear com eles numa van colorida, cheia de roupas – com um porta-malas que só fecha com a ajuda de uma corda –, vai visitar um orfanato, se molhar dentro do carro no lava-rápido, e até andar de roda-gigante.


Ao fundo, uma música suave vai embalar toda a história, que, apesar dos cenários, traz personagens sombrios e assuntos muito delicados e polêmicos: tráfico de crianças, prostituição, abandono, assassinato, aborto. Em uma das falas mais impactantes, uma personagem indaga: “Matá-lo antes de nascer seria um pecado menor?”.


Na trama, a mãe se arrepende de deixar um bebê à mercê de desconhecidos, e quando tenta resgatá-lo descobre que ele foi roubado. Mas, inesperadamente, ela se junta aos traficantes para achar um lar melhor para a criança. Ao mesmo tempo, um assassinato é investigado e duas detetives estão atrás de descobrir mais sobre o tráfico de bebês que circunda a igreja de Busan.


Baseado em fatos, Kore-eda teve a ideia ao saber que o “baby box” é muito mais popular na Coreia do que no Japão, onde se encontram dez vezes mais bebês abandonados dentro da caixa. Sim, isso parece ser bem comum por lá.


O longa tem uma belíssima direção de fotografia de Kyung-pyo Hong, que trabalhou nos aclamados Em Chamas e Parasita. E a bela trilha musical ficou por conta de Jung Jae-il, que compôs também para filmes famosos como Parasita e Okja, e para a série Round 6. No elenco bem afinado destaca-se o sempre ótimo Song Kang-ho, que venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2022 por essa atuação.


Os filmes de Kore-eda, em sua maioria, tratam de dramas familiares com conexões e abordagens muito profundas, e este é mais um deles. Desta vez, ele nos traz a sensação de que todos deveríamos ter uma nova chance.


Confira o trailer




Broker - Uma Nova Chance | Estreia 06.04.2023 | Dir: Hirokazu Kore-eda Coreia do Sul | Drama/Policial 129 min.

Comments


bottom of page