top of page

Maestro - Bernstein: entre tensões e paixões

Por Lucas Viana


Maestro é um filme biográfico sobre o amor entre o pianista, compositor e regente Leonard Bernstein e a atriz Felicia Montealegre. Apesar de parecer uma obra acerca da genialidade do músico, Maestro evidencia o que acontece nos bastidores de uma vida pública.

Bernstein foi pioneiro. Fez fama repentina quando o New York Times o elogiou após sua inesperada e brilhante estreia na condução da Filarmônica de Nova York, sem nenhum ensaio prévio. Na ocasião, ele teve que substituir, às pressas, o maestro que ficou gripado antes do concerto. Se tornou, depois, o primeiro diretor musical americano nato da orquestra. Inovador, ele levou a música de concerto para as TVs americanas quando propôs à CBS que transmitisse os Young People’s Concerts, em que discutia temas como “O que é orquestração?”, acompanhado pela Filarmônica. Não era raro que seus três filhos e esposa aparecessem junto ao maestro na imprensa. Nos bastidores, porém, Bernstein mantinha relações sexuais com outros homens, o que era de conhecimento de sua esposa. Não se tratava de um casamento “de fachada”. No entanto, seus filhos relatam que ele era muito amoroso com a família, tanto que permaneceu casado até a morte da atriz, em 1978. O filme explora as nuances dessa relação tão complexa.


A história atravessa diferentes décadas de maneira entrecortada. O casal viveu em épocas de grande efervescência cultural, desde o salto à fama com West Side Story, até as manifestações contra a guerra do Vietnã. Conhecido por seus posicionamentos políticos, o casal chegou até mesmo a ser investigado pelo FBI por posições antiguerra. Ele homenageou John F. Kennedy com a Sinfonia n. 2 – Ressurreição, de Mahler, dois dias depois de seu assassinato, declarando: “Essa será nossa resposta à violência: fazer música da forma mais intensa, mais bela, e mais devota do que nunca”.


O filme é protagonizado, dirigido e coescrito por Bradley Cooper, sendo seu segundo longa-metragem como diretor, depois do aclamado Nasce Uma Estrela. O ator estudou Ressurreição durante seis anos para conseguir reger de verdade a orquestra em cena. Tal comprometimento fez com que o produtor Steven Spielberg confiasse a direção a Cooper. O roteiro foi feito também por Josh Singer, ganhador do Oscar em 2015 com Spotlight. No papel de Felicia está a atriz Carey Mulligan (de Drive). Outro grande destaque da produção é o maquiador Kazu Hiro, que foi premiado em dois festivais por seu trabalho na caracterização de Bernstein e é cogitado como forte concorrente ao Oscar de 2024.


Com uma direção de arte impecável (algumas cenas foram gravadas na elegante casa da família Bernstein), uma trilha sonora magistral e uma equipe digna de Oscar, o filme promete ser uma exaltação à arte e um ensaio sobre as facetas inesperadas de um amor que não é perfeito, mas é genuíno, digno de um romance entre um músico e uma atriz.


Confira o trailer




Maestro | Estreia 07.12.2023 | Dir. Bradley Cooper | EUA | Drama | 129 min.

コメント


bottom of page