Uma suíte para três
Por Murilo Brum
O novo filme de Karim Ainouz, que concorreu à Palma de Ouro do Festival de Cannes, chega aos cinemas brasileiros no dia 22 de agosto. Motel Destino é um thriller erótico envolvente e intenso, que se desenrola em um cenário de desejo, poder e violência.
A trama segue Heraldo (o estreante Iago Xavier), um jovem de 21 anos que planeja deixar sua pequena cidade litorânea no Ceará para tentar a sorte em São Paulo. Para isso, ele e seu irmão precisam cumprir um último trabalho para Bambina, chefe do tráfico local: cobrar uma dívida não paga de um empresário francês. Porém, após uma noite de muita bebedeira e sexo em um motel de beira de estrada, com uma mulher recém-conhecida, Heraldo perde o chamado e não aparece no serviço. Com Bambina e seus capangas enfurecidos, Heraldo não tem escolha a não ser se esconder. Sem ter para onde ir, ele busca refúgio no motel onde esteve pouco antes, o mesmo que dá nome ao filme.
Dayana (Nataly Rocha) e Elias (Fábio Assunção), os donos do estabelecimento, concordam em deixá-lo ficar lá em troca de prestar serviços diversos. À medida que Heraldo se integra à vida do lugar, ele logo se torna parte da dinâmica do casal e desenvolve uma intensa atração com Dayana, que vê nele uma esperança para escapar do relacionamento abusivo com Elias. Logo, emerge deste “trisal” não combinado uma iminência constante de tragédia.
O filme é uma deliciosa mistura cinematográfica de desejo, sexo e crime. É a volta em grande estilo do diretor Karim Ainouz a uma realidade bem brasileira e sensual, evidenciada em obras anteriores como Madame Satã (2002) e Praia do Futuro (2014). A direção encontra poesia em corpos suados e tensos, capturando emoções cruas e desejos carnais que permeiam em cada frame. O cenário tropical brasileiro age como outro personagem. Seu calor sufocante serve para ampliar cada emoção. Grande parte da história se passa dentro do ambiente apertado do motel e o filme explora cada milímetro de espaço para aumentar a energia erótica, com close-ups intensos e desconfortáveis dos personagens, presos em suas situações e pulsando de desejo.
Karim Aïnouz, mais uma vez, teve a colaboração da renomada diretora de fotografia Hélène Louvart. Eles escolheram uma paleta de cores extremamente saturadas e quentes, que contrastam com a iluminação e os tons ácidos das luzes neon. Considerado “o filme mais sexy da competição de Cannes”, Motel Destino é um neon noir tipicamente brasileiro, com um romance tropical e proibido que só Ainouz poderia concretizar.
Confira o trailer
Motel Destino | Estreia 22.08.2024 | Dir. Karim Ainouz | Brasil | Suspense 115min.
Comentarios