Integridade acima de tudo
Por Lucas Viana
Mads Mikkelsen está de volta às telonas no filme O Bastardo, de Nikolaj Arcel. Com uma atuação irretocável em sua língua nativa, o ator dinamarquês dá vida a Ludvig Kahlen, personagem da vida real que inspirou o romance The Captain and Ann Barbara, de Ida Jessen. Tanto o livro quanto o filme tomam a liberdade poética de imaginar a vida de um Kahlen guiado pela integridade, em oposição à tirania de um homem nobre e poderoso.
Tudo começa quando o protagonista pede autorização ao Rei para habitar uma área remota da Jutlândia e transformar aquele solo infértil em terra produtiva. Caso tenha sucesso em sua empreitada, ele ganhará um título de nobreza e poderá inaugurar uma colônia na região. Mas nada ali conspira a seu favor, visto que ele não tem dinheiro para pagar homens que possam ajudá-lo na missão. Além disso, a natureza estéril do urzal desafia sua sobrevivência com ameaças naturais e humanas, como salteadores nômades e a ganância de um barão que se acha dono daquele território.
Mas por que um homem arriscaria a própria vida em nome de um projeto que todos julgam ser impossível? É neste ponto que este drama histórico ganha um corpo narrativo complexo, sendo extremamente relevante na atualidade. O capitão Kahlen é um tipo lacônico, de grande inteligência estratégica, bastante objetivo, mas, acima de tudo, com um bom coração. São essas as qualidades que lhe garantem aliados importantes, como a pequena Anmai Mus, uma criança cigana que sofre preconceito de colonos alemães por sua cor de pele, e Ann Barbara, uma criada foragida que passa a dividir o sonho de Kahlen de tornar aquela terra fértil.
Se o sonho é grande, as responsabilidades são maiores. Manterse moralmente íntegro, coerente com seus princípios e batalhar duro pelo que se almeja pode, por vezes, ser um malabarismo sem um equilíbrio perfeito. Até onde a vontade de vencer pode comprometer sua dignidade? Mesmo com defeitos e erros, como é de se esperar de qualquer humano, Kahlen nunca abandona sua bússola moral. Este é seu maior trunfo perante seu rival, o cruel e ganancioso Barão Frederik Schinkel.
Esta batalha entre nobres – um de sangue, outro de coração – é uma verdadeira lição sobre convicção e perseverança. O capitão Kahlen, com seu silêncio estoico, nos faz percorrer a jornada de um lobo solitário em meio à paisagem nórdica, de beleza inóspita. Os figurinos, baseados em pinturas dinamarquesas do século XVIII, e a pesquisa histórica que embasou o roteiro do filme proporcionam uma experiência realista nessa jornada de desbravamento. Portanto, vista seu casaco e aproveite a viagem no tempo que é assistir a O Bastardo em uma sala de cinema.
Confira o trailer
O Bastardo | Estreia 12.09.2024 | Dir. Nikolaj Arcel | Dinamarca | Drama histórico | 127 min
Commentaires