top of page

O Esquema Fenício

Uma hilariante intriga internacional

Por Lucas Viana


O estilo de Wes Anderson é inconfundível. Há quem ame, quem despreze e quem tenha se cansado de sua estética peculiar. Mas uma coisa é certa: é impossível ignorá-lo. O Esquema Fenício, que estreou em Cannes, chega aos cinemas para satisfazer a curiosidade de gregos, troianos… e fenícios.


O filme é uma empolgante história de espionagem e relações familiares. Zsa-Zsa Korda (Benicio del Toro) é um magnata europeu que tem nove filhos homens, mas decide nomear como herdeira sua única filha, Liesl (Mia Threapleton), que é uma freira. Seu império é ameaçado quando figuras poderosas tentam boicotá-lo das mais diversas formas, incluindo sabotagens e quedas de avião.


O personagem principal foi inspirado em seu sogro, que Anderson descreve como um homem inteligente, mas um tanto intimidador. Segundo ele, os únicos atores que poderiam interpretar esse papel além de Benicio del Toro seriam os falecidos Anthony Quinn, Orson Welles e Toshiro Mifune.


O elenco é composto por atores que já trabalharam em seus outros filmes, como Bill Murray, Scarlett Johansson, Willem Dafoe e Benedict Cumberbatch. Roman Coppola, que colaborou com Anderson em Moonrise Kingdom e Viagem a Darjeeling, assina a coautoria da história.


O longa mantém o universo visual extravagante, simétrico, colorido e artesanalmente detalhado de Anderson, mas com um toque mais sombrio, referenciando a tradição estadunidense dos filmes de espionagem. Além do humor sarcástico, que é uma marca registrada de seus personagens excêntricos. Esses elementos por si só já justificariam a experiência, mas, como é de se esperar de um filme de Wes Anderson, há uma narrativa bem mais complexa por trás da estética. Impossível não querer conferir!


Confira o trailer



 

O Esquema Fenício | Estreia 29.05.2025 | Dir. Wes Anderson | EUA | Comédia/Suspense 101 min.

Comments


bottom of page