Sobreviventes
- Vinicius Fantezia
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
Poderes emergentes, valores naufragados
Por Vinícius Fantezia
Sobreviventes, que está com lançamento confirmada para o dia 24 de abril nos cinemas brasileiros, teve sua estreia mundial no Indie Lisboa. Aqui no Brasil, a primeira exibição dele aconteceu na mais recente Mostra de SP. Dirigido por José Barahona (in memoriam), falecido em 2024 deixando um legado de diversos títulos importantes, como Nheengatu e Estive em Lisboa e Lembrei de Você, o filme traz a história de um navio negreiro que, em meados do século XIX, sofre um naufrágio em pleno Oceano Atlântico, colocando à deriva em uma ilha deserta pessoas brancas e negras. A partir daí, a luta pela sobrevivência e pelo poder vai inverter e embaralhar os valores morais e sociais vigentes naquele tempo.
O que acontecerá em um lugar onde as convenções sociais se tornam secundárias e o instinto de sobrevivência norteia as relações? Trazendo um conflito pós-colonial, onde os personagens são oriundos dos três maiores continentes, as relações se mostram muito mais complexas do que se poderia imaginar. A obra relaciona o Brasil pré-abolição da escravatura, Portugal pós-independência brasileira e algum lugar na África, que poderia ser Angola, mas não há como se afirmar com exatidão.
O roteiro, sem dúvida, é o principal destaque do filme, vindo de uma parceria entre o diretor e o escritor angolano José Eduardo Agualusa. Este último é um dos principais escritores africanos da atualidade, senão o principal, e uma forte voz na Angola de hoje. Agualusa também é colunista do jornal O Globo, no Rio de Janeiro.
O longa conta ainda com músicas cantadas por Milton Nascimento, o que sempre traz um toque especial. Com diversos elementos de grande interesse, o filme nos proporciona um aprendizado significativo sobre o contexto social da época, incorporando momentos relevantes que refletem o aspecto do mundo atual. Independência do Haiti, quilombos rurais, revoltas populares – como a Balaiada –, perpassam o enredo. Uma verdadeira aula de cinema e História que nos faz entender melhor sobre esse complexo país que é o Brasil e de onde surgiu a relação com Portugal. Um filmão atual e necessário!
Sobreviventes | Estreia 24.04.2025 | Dir. José Barahona | Brasil/Portugal | Drama | 111 min.
Comments