Teleférico do Amor
- Vinicius Fantezia
- há 22 horas
- 2 min de leitura
O cupido viaja de gôndola
Por Vinícius Fantezia
Teleférico do Amor, de Veit Helmer, teve première mundial no Festival de Tóquio e, por aqui,
suas primeiras exibições aconteceram na edição inaugural do Festival Filmes Incríveis e no mais recente Festival do Rio, respectivamente. Agora, sua estreia oficial está confirmada para 29 de maio nos cinemas brasileiros. O filme, cujo título original é Gondola, traz a história de duas mulheres que trabalham em um teleférico situado em uma montanha de uma pequena aldeia na Geórgia. O sistema possui duas gôndolas: enquanto uma sobe, a outra desce, e o contato entre elas se dará apenas nesse breve instante.
Pois bem, é aí que começa a magia do filme. Inteiramente sem diálogos — assim como o diretor já havia feito em De Quem é o Sutiã —, Teleférico do Amor nos oferece uma verdadeira masterclass sobre relacionamento humano. Com muita sutileza e sensibilidade, Nino e Iva vão se conhecendo e construindo, cuidadosamente, o afeto entre elas. Em um verdadeiro show de criatividade, o diretor desenvolve artifícios para que as duas aprofundem a intimidade entre si — tudo isso apenas nos curtos momentos em que as gôndolas se cruzam durante a jornada de trabalho.
O cineasta Veit Helmer, alemão com um olhar voltado para o Leste Europeu, teve a ideia do
filme ao visitar a Geórgia em um festival de cinema local. Assim nasceu a proposta de uma coprodução entre Alemanha e Geórgia, que lança um olhar sobre uma pequena e pouco conhecida parte do mundo. Afinal, é para isso que serve o cinema: para nos fazer viajar através de uma tela que sempre pode ser uma janela sem fronteiras.
Como referência estética, muitos o comparam a O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, especialmente pelos gestos sutis e movimentos quase circenses. Um recurso que permite ao
espectador se sentir magnetizado.
Para quem não tem medo de mergulhar no diferente, de se encantar e se apaixonar aos poucos por uma história, que deseja viver algo poético e lúdico, Teleférico do Amor é um irresistível prato cheio.
Confira o trailer
Teleférico do Amor | Estreia 29.05.2025 | Dir. Veit Helmer | Brasil | Comédia/Drama/Romance 82 min.
Commentaires