top of page

Todos os cães merecem o céu | Dogman

Por Jessica Castro e Larissa Reis


Se você gosta de filmes com ação e drama, em janeiro Dogman irá prender sua atenção. Com roteiro e direção de Luc Besson (O Quinto Elemento e Lucy), o cineasta demonstra excelência em sua expressão cinematográfica. O filme é um drama envolvente que mergulha de forma fascinante em complexidades emocionais, descobrindo nesses abismos a faísca da esperança em um estilo anti-herói.


A história retrata Douglas, um homem que enfrentou abusos por parte de seu pai e desenvolveu um amor especial por cachorros. Maltratado e trancado em uma jaula com cães que seu pai usava para brigas ilegais, o personagem cresce em busca de liberdade e justiça. Dogman proporciona uma experiência cinematográfica cativante, unindo intensidade e uma profundidade comovente.


Existem semelhanças claras com o Coringa de Todd Phillips, especialmente a atmosfera soturna e até mesmo uma consulta na prisão com um psicólogo. Dogman aborda temas como o trauma infantil, descoberta de identidade e a necessidade humana de amor. O comentário social sobre as falhas e a hipocrisia da humanidade é eficaz, precisamente por causa das analogias instigantes com o afeto infinito dos cães. Não que já não tenhamos ouvido isso antes, mas Dogman insere essas mensagens em uma história já bastante sombria, gerando uma camada emocional muito mais palpável.


O ator Caleb Landry Jones, protagonista do longa, foi ganhador do prêmio de Melhor Ator no 74º Festival de Cannes, em 2021, por sua atuação em Nitram, de Justin Kurzel, e mais uma vez se destaca de maneira excepcional, digno de reconhecimento. O elenco conta também com a atriz e comediante Jojo T. Gibbs (presente em Vidas Passadas, outro destaque desta edição), Marisa Berenson (Morte em Veneza e Barry Lyndon) e Christopher Denham (Oppenheimer).


Por mais que o filme não fuja das mensagens um tanto quanto genéricas, as razões por trás dos acontecimentos carregam um enorme peso emocional, assim como vários momentos visuais e desenvolvimentos chocantes da trama. Dogman teve estreia internacional no mais recente Festival de Veneza, com lançamento oficial marcado para 4 de janeiro nos cinemas brasileiros. 


Confira o trailer



Dogman | Estreia 04.01.2024 | Dir. Luc Besson | EUA/França | Drama | 114 min.

Comments


bottom of page