top of page

Um homem, uma mulher, uma noite - Folhas de Outono

Por Marina de Castro Alves


Dois estranhos solitários se encontram por acaso na noite de Helsinque, na Finlândia, em busca do primeiro, único e último amor”. Pela sinopse de Folhas de Outono, podemos esperar um romance, uma comédia ou um drama. Na verdade, o aclamado novo longa-metragem de Aki Kaurismäki não só une todos esses gêneros, como entrega uma obra única.


Apesar de ter falado em aposentadoria após seu belo conto sobre refugiados sírios, O Outro Lado da Esperança (2017), o diretor retorna com uma história de amor esperançosa e atemporal, que venceu o Prêmio do Júri em Cannes 2023. No último Festival de San Sebastián, a produção também ganhou o prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) como "o filme do ano", sendo ainda selecionado pela Finlândia para concorrer ao Oscar® de Melhor Filme Internacional.


Filmada com o estilo tipicamente lúdico de Kaurismäki e seu senso de humor peculiar, essa terna tragicomédia romântica é, a um só tempo, um lembrete oportuno da potência da experiência de ir ao cinema e uma reverência afetuosa aos mestres favoritos do cineasta: Bresson, Godard, Ozu, Visconti, Chaplin e John Huston, entre outros, além de uma homenagem divertida ao diretor americano mais influenciado por Kaurismäki, Jim Jarmusch.


Tendo a cidade de Helsinque como cenário, Folhas de Outono conta a história de Ansa e Holappa, dois seres solitários que se encontram, de modo fortuito, em um bar de karaokê e, daí em diante, enfrentam uma série de obstáculos. Perda de contatos, endereços incorretos, bebedeiras e um simpático cachorro de rua, fazem parte do tortuoso caminho da dupla rumo à felicidade.


Os personagens têm vidas precárias. Eles são confrontados diariamente com as dores e as dificuldades das classes trabalhadoras: péssimos patrões, pobreza, desemprego, vício. No entanto, ainda que neste contexto de escuridão, o filme consegue permanecer leve e engraçado. A vida parece frágil e, no entanto, os personagens também encontram solidariedade, esperança e amor. Esse pode ser o significado político e poético deste filme.


Confira o trailer



Folhas de Outono | Estreia 30.11.23 | Dir. Aki Kaurismäki | Finlândia/Alemanha | Comédia/Drama | 81 min.

Comments


bottom of page