top of page

Uma questão de perspectiva | Mal Viver

Por Vinícius Fantezia


Para abrir 2024 já em grande estilo, trazemos em nosso O Lanterninha Mal Viver, um drama dirigido por João Canijo, que teve sua estreia mundial no Festival de Berlim onde foi vencedor do Prêmio do Júri, levando o Urso de Prata. O filme trata de uma experiência coletiva que somente o cinema poderia apresentar. Com alguns aspectos particulares e uma proposta bastante inovadora, ele foge dos roteiros convencionais que o espectador já está muito acostumado a ver.  


O longa-metragem é o representante português no Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional. No Brasil, sua primeira exibição foi no Festival do Rio.  João Canijo é um realizador com uma visão de mundo muito especial. Sua carreira teve início como assistente de direção de Manoel de Oliveira e isso vai nos explicar muita coisa em sua obra. Ele diz uma máxima que merece ser refletida, de tão filosófica: “A verdade é a interpretação que cada um faz da realidade”.  


Estamos em um hotel decadente na Costa Norte de Portugal, que se apresenta como personagem principal do filme. Nele, cinco mulheres da mesma família administram o negócio, com muitas dificuldades. Um lugar vazio, de mau cheiro, e com dificuldades para fechar as contas. A metáfora da vida delas. A partir daí, os relacionamentos vão aparecendo, se apresentando dentro de um caráter cíclico, com diálogos pesados e ofensivos, numa sequência perversa de agressões, intimidações, humilhações e afins. 


Importante ilustrar que em Mal Viver o ponto de vista da vida é observado diante dos olhos dos donos do hotel. Para mostrar que a partir da perspectiva tudo muda de figura, o diretor resolveu fazer também Viver Mal. Neste, por outro lado, o olhar está com a visão dos hóspedes e o diretor faz questão de mostrar como temos dois filmes diferentes demais entre si, mas que ambos merecem ser vistos. Segundo ele, a experiência fica completa assistindo aos dois filmes, mas neste momento no Brasil teremos apenas o lançamento do primeiro. O outro, por sua vez, terá estreia nacional ainda no primeiro semestre de 2024. Durante 12 semanas, Canijo gravou os filmes em apenas uma locação, mostrando que seu talento com a câmera e o som são suficientes para criar diversas realidades. 


Melancolicamente duro, o filme impressionou demais a crítica durante sua estreia mundial. Também não é para menos, ao presenciarmos as atuações daquelas pessoas, temos certeza de que estamos vendo atrizes em suas maiores expressões da arte. Uma obra soturna, mas que se apresenta marcante e cativante para nossos espectadores cinéfilos.


Confira o trailer



Mal Viver | Estreia | 18.01.2024 | Dir. João Canijo | Portugal | Drama | 127 min

bottom of page