top of page

Uma Vida sem Ele | Revisitando o amor

Por Jessica Castro


No mês dos apaixonados incuráveis temos a estreia de um romance dramático perfeito para aquecer os corações e deixar um gostinho de “quero mais”. Estamos falando de Uma Vida Sem Ele, uma coprodução franco-alemã-irlandesa assinada por Laurent Larivière e coescrita por François Decodts. O filme estrelado por Isabelle Huppert, Lars Eidinger e Swann Arlaud teve sua estreia mundial no 72º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 15 de fevereiro de 2022. Nesta edição do evento, Huppert recebeu o Urso de Ouro Honorário por toda a sua carreira. A veterana atriz é considerada uma das melhores do mundo.


Em Uma Vida Sem Ele é retratada a história de Joan Verra (Isabelle Huppert), uma mulher independente e aventureira. Após anos de ausência, seu primeiro amor retorna inesperadamente, e Joan decide não revelar a ele que tiveram um filho juntos. Essa omissão cria uma oportunidade para Joan revisitar sua vida, desde a juventude na Irlanda até seu sucesso profissional, os relacionamentos amorosos e a relação com o filho.


A trama se desenrola enquanto Joan, uma bem-sucedida editora, dirige seu carro em uma noite chuvosa, olhando diretamente para a câmera e começando a contar sua história, criando uma intimidade cômica e pessoal com os espectadores. O filme navega entre diferentes momentos da vida de Joan, desde sua partida da Irlanda, onde conheceu o primeiro namorado, até a França, lugar em que criou o filho sozinha. Sua narrativa onírica atravessa despedidas e reencontros, explorando uma teia de relacionamentos fragmentados e memórias irregulares, com Joan no centro, confrontando a dor que causou e a dor da qual tentou se proteger.


Celine Bozon como diretora de fotografia do filme já havia trabalhado com Huppert anteriormente em Tip Top (2013) e Madame Hyde (2017). Suas lentes trazem à trama uma textura rica em cada paisagem e período, não só atenuando a beleza e sensualidade encantadora de Huppert, mas também oferecendo uma sensação visual romântica nas ações e lembranças da personagem, seja em cenas de Joan dançando em um clube alemão ou nos momentos melancólicos e reflexivos na floresta.


Apaixone-se pela vida de Joan, revisitando suas memórias e vivendo seus amores junto de uma mulher que está acostumada a trabalhar com as histórias dos outros, mas finalmente encontra coragem para contar a sua própria história. O filme aborda temas como segredos, perdão, redenção e a busca pela verdade em meio às complexidades dos relacionamentos humanos.


Confira o trailer



Uma Vida Sem ele | Estreia 08.06.2023 | Diretor: Laurent Larivière | França/Alemanha/Irlanda | Romance/Drama | 101 min.

Comentarios


bottom of page