top of page

9 1/2 Semanas de Amor | O match mais quente do cinema

Por Léo Mendes


Febre nos cinemas há quase 40 anos, 9 ½ Semanas de Amor (1986), de Adrian Lyne, será relançado nas telonas pela A2 Filmes, em comemoração aos 70 anos recém-completados da atriz protagonista Kim Basinger. O cult voltará aos cinemas este mês, numa ocasião mais do que inspiradora: a semana do Dia dos Namorados. E sempre vale lembrar que este sucesso bateu recorde de permanência no cinema, ficando dois anos e meio em exibição no Reag Belas Artes, em São Paulo, de agosto de 1986 a fevereiro de 1989! 


Tendo Manhattan como cenário, o filme nos leva ao tórrido affair entre Elizabeth, uma bela marchand, e John, um enigmático corretor de Wall Street que se torna amante da moça e muda irrevogavelmente o curso de sua vida. Após um promissor primeiro encontro, ele traça uma série de fantasias sexuais envolvendo dominação, voyeurismo, dor e êxtase, e despertando em ambos prazeres e fetiches nunca antes experimentados.


E não podemos deixar de evidenciar a tremenda química que exala entre Kim Basinger e seu partner, Mickey Rourke no auge dos seus 34 anos. Eles formam o casal que, segundo a sinopse do lançamento original, vive “um caso de amor que quebra todos os tabus sexuais”.

O roteiro, coescrito por Zalman King, foi adaptado do livro homônimo de 1978, da austríaca Ingeborg Day (sob o pseudônimo de Elizabeth McNeill), uma história semiautobiográfica, inspirada em experiências que ela viveu em Manhattan após se separar do marido e se envolver com o artista plástico americano Tom Shannon.


O clima apimentado da trama é embalado por uma incrível trilha musical, reunindo hits como This City Never Sleeps, do Eurythmics; Slave to Love, de Bryan Ferry; e You Can Leave Your Hat On, na voz de Joe Cocker, faixa que embala o antológico strip-tease de Kim Basinger. Outro ponto alto da produção são os figurinos elegantes, em cores sóbrias e modelagem típica dos anos 80. O estilo chic displicente de Mickey Rourke, com roupas de alfaiataria e barba por fazer, foi amplamente copiado pelos rapazes modernos e ligados em tendências da moda. Quase quatro décadas depois, 9 ½ Semanas de Amor ainda mexe com nossos sentidos e nos leva para um tempo em que as paqueras e os encontros eram 100% reais, sem as tecnologias que hoje oferecem os mais variados (e duvidosos) aplicativos de namoro. Quer saber o que é “dar match” de verdade? Os fogosos John e Elizabeth estão de volta para ensinar.


Confira o trailer




9 ½ Semanas de Amor | Estreia: 06.06.2024 | Dir. Adrian Lyne/EUA | Drama/Romance | 117 min. 

留言


bottom of page