top of page

A Paixão Segundo GH - O prazer de mergulhar no abismo

Por Lucas Viana


Para os amantes da literatura e do cinema, A Paixão Segundo GH é um deleite. Adaptado do romance de Clarice Lispector, o filme conta com a atuação desafiadora de Maria Fernanda Cândido, que prova que monólogos não precisam ser monótonos. Sua preparação para viver GH foi extensa e rigorosa. O que é de se esperar, se você precisa contracenar consigo mesmo, com o ambiente ao redor, e… com uma barata!


A interação com o inseto é fundamental neste clássico de Clarice, que fala sobre as percepções de quem somos e do pulsar impreterível da vida. As dores e as delícias de se perceber diferente da idealização de si mesmo, portanto, material e vulnerável – o que pode ser tanto assustador quanto libertador, principalmente no que tange à experiência de ser mulher. Limpar o armário e se deparar com uma barata pode ser transformador.


A direção do longa é de Luiz Fernando Carvalho, que revolucionou o audiovisual brasileiro e conquistou a audiência em trabalhos como as novelas Renascer, Rei do Gado e Velho Chico, a minissérie Hoje é Dia de Maria, e o filme Lavoura Arcaica, sua obra-prima cinematográfica. O diretor é mestre em adaptações literárias e não se furta em utilizar elementos de fantasia, poesia e cultura popular em suas obras. A própria atriz Maria Fernanda Cândido já atuou sob sua direção na fantástica minissérie Capitu, adaptada do clássico de Machado de Assis.


Esse filme é fruto do trabalho de verdadeiros artesãos da palavra, da imagem e das emoções. Não se espante, caso saia do cinema com a sensação de alguém que se perdeu (ou se encontrou).


Confira o trailer




A Paixão Segundo GH | Dir: Luiz Fernando Carvalho | Brasil | Drama | Estreia: 28.03.2024

Comments


bottom of page