Por Kelly Alves
Comovente e orquestrado pelo diretor Bruno Chiche, Maestro(s) é um drama sobre dois regentes da família Dumar, pai e filho, que atuam em orquestras parisienses. Denis (Yvan Attal) é um aclamado maestro que acaba de ser laureado no Victoires de la Musique Classique, um evento anual de premiação da música clássica francesa. Já o seu pai, François (Pierre Arditi), outro brilhante maestro de renome, parece não reconhecer o talento do filho, desprezo que fica evidente ao não comparecer à premiação. Logo, percebemos que a relação entre os dois não é das melhores.
Há um claro cenário de rivalidade entre ambos, e as tensões se acentuam quando o mais velho recebe um convite, por telefone, para reger a orquestra do Teatro Scala de Milão – um sonho de muitos maestros. No entanto, esse convite é fruto de um mal-entendido, causado por uma funcionária que deveria ter ligado para o filho, e não para o pai. Cabe a Denis contornar a situação e contar a verdade para François, enquanto lida com as desilusões desencadeadas, um efeito que acaba atingindo outros membros da família e gerando conflitos entre ele e sua namorada.
O diretor explora a relação entre os personagens através do medo que o pai sente de ver o filho fracassar, ao mesmo tempo em que há nele o sentimento de ciúmes e o incômodo de ser ultrapassado por novas gerações. O filho, por sua vez, deseja obter a aprovação do pai. Trata-se, enfim, de uma verdadeira disputa de egos entre dois excelentes maestros, conduzida com o devido tempo e cadência para emocionar, e com atuações magistrais dos atores protagonistas.
Segundo Bruno Chiche, a trama é inspirada no premiadíssimo filme Nota de Rodapé (2011), de Joseph Cedar, e bebe um pouco da fonte de Sonata de Outono (1978), de Ingmar Bergman, mas sem a dureza, indo para um lado totalmente oposto.
O filme traz sequências em salas de concerto e estúdios de gravação, com cenas incríveis de regência capazes de conquistar de imediato o espectador, sendo especialmente indicado para os amantes de música erudita. Maestro(s) foi apresentado ao público no Festival Varilux de Cinema Francês 2023, e estreia nos cinemas 16 de maio.
Confira o trailer
Maestro(s) | Estreia 16.05.2024 | Dir. Bruno Chiche | França | Comédia/Drama 87 min.
Comments