top of page

Rivais | Seu jogo, suas regras

Por Larissa Reis


Finalmente, a espera acabou! Após ser adiado, por conta da greve dos atores e roteiristas, e perder a abertura do Festival de Veneza 2023, o tão aguardado longa-metragem de Luca Guadagnino tem data de estreia garantida para o dia 25 de abril. Conhecido por filmes como Me Chame Pelo Seu Nome, Suspiria e Até os Ossos, o diretor italiano agora aposta em Zendaya como protagonista de um jogo amoroso e perigoso.


Rivais segue a história de Tashi Duncan, interpretada por Zendaya, que se vê envolvida em um triângulo amoroso de alto risco. Tashi é uma atleta prodígio do tênis, descrita como “uma força da natureza que não pede desculpas por seu jogo, dentro e fora da quadra”. Após uma lesão grave no joelho que interrompe sua brilhante carreira, ela se vê forçada a tornar-se uma treinadora.


Ao aceitar seu destino e futuro fora das quadras, a agora treinadora pretende transformar o marido Art, vivido por Mike Faist, que é um tenista mediano, em um campeão mundialmente famoso de Grand Slam. Mas, apesar de seus esforços, Art entra em uma sequência de derrotas, o que acaba interferindo na saúde de seu casamento com Tashi. Para tentar reverter a fama de perdedor do amado, ela recorre e o inscreve em uma competição chamada Challenger, vista no meio como o nível mais baixo de um torneio profissional. 


O que eles não esperavam era encontrar um antigo amor e amigo no torneio. Com passado e presente em colisão, as tensões aumentam e a disputa entre Art e Patrick, personagem de Josh O’Connor, antes restrita ao jogo, passa a ser também no campo das paixões. 

Dada a familiaridade de Luca Guadagnino com material homoerótico – Me Chame Pelo Seu Nome que o diga – dá pra ter certeza de que todas as complexidades da luxúria, traição e ambição serão exploradas, mas com algumas nuances um tanto quanto refinadas.


Depois de Euphoria, Homem Aranha e Duna, essa é a grande chance de Zendaya atrair todos os holofotes especialmente para ela. Após treinar tênis por três meses, a atriz praticamente não utilizou dublês, o que gera ainda mais expectativa pelo filme. Em entrevista à revista Elle, a atriz disse que esse foi um ótimo passo para fazer um filme mais adulto, por conta das cenas picantes. Ela disse também que teve sensação de conforto e segurança durante toda a gravação, e que não ia se importar com o que os outros dissessem. No entanto, os fãs da atriz já conhecem seu trabalho em Euphoria, que também foi bastante ousado.


Enfim, são muitos os motivos que fazem de Rivais uma das grandes apostas de 2024, começando pela instigante sinopse: Um trio de amigos, amantes e tenistas, com um passado conturbado que precisa ser resolvido o mais rápido possível. Afinal, o amor é um jogo perigoso!


Confira o trailer




Rivais | Estreia | 25.04.2024 | Dir. Luca Guadagnino | EUA | Drama/Romance | 131 min.

Comentarios


bottom of page